Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9561
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Solange Moura-
dc.date.accessioned2017-09-19T12:57:30Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:34:10Z-
dc.date.available2018-07-21T00:34:10Z-
dc.date.issued2016-08-31-
dc.identifier.citationGOMES, Solange Moura. As práticas pedagógicas em educação para os direitos humanos no cotidiano da escola municipal zumbi dos palmares. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas)- Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9561-
dc.description.abstractThe present study aimed to investigate the impacts of pedagogical practices of education in/for the human rights in prevention and coping of violence in the daily life of the School Zumbi dos Palmares, in João Pessoa- PB. The methodological approach adopted was the qualitative one, from a case study, associated with document analysis and bibliographic. Reference in the design of the pedagogical dimension of Human Rights as a priority field for the theoretical distribution, historical and methodological of Human Rights, highlighting, in this context, the intercultural perspective of Human Rights. Paulo Freire, and other great thinkers of Human Rights, leads the nuclear axis of theoretical framework who dares to think of history as a possibility and not as determination, and the school as a space of the production of knowledge. It shows the construction, in Brazil, of public policies for Human Rights: the introduction of the Human Rights as a crosscutting theme in formal education in Brazil, incorporating the principles of the Universal Declaration of Human Rights in the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB nº 9.394/1996), as well as the regulation of education in / for Human Rights by MEC ((Resolution/CNE/CP nº1/2012). Points out the challenge to overcome the discourse of dialogue and respect to human dignity beyond the theory and school space, in a reality marked by violence and social exclusion. Finally, argues that education in / for Human Rights, directed to the emancipation of the individuals, extrapolates the condition of educational policy intention of school, to become a social right and human systematized from the pedagogical practices in everyday school life.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2017-09-19T12:57:30Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1399083 bytes, checksum: 93838f22ebf2196d380a128d665098b3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-19T12:57:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1399083 bytes, checksum: 93838f22ebf2196d380a128d665098b3 (MD5) Previous issue date: 2016-08-31eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:34:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1399083 bytes, checksum: 93838f22ebf2196d380a128d665098b3 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2102 bytes, checksum: 8477ad7115fc6b4cfce394e9341e4010 (MD5) Previous issue date: 2016-08-31en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectDireitos Humanospor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectViolência Escolarpor
dc.subjectPreconceitopor
dc.subjectHuman Rightseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectSchool violenceeng
dc.subjectPreconceptioneng
dc.titleAs práticas pedagógicas em educação para os direitos humanos no cotidiano da escola municipal zumbi dos palmarespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Porto, Rita de Cássia Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6379742024980515por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5682675269143084por
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo investigar os impactos das práticas pedagógicas da Educação em/para os Direitos Humanos na prevenção e enfrentamento da violência no cotidiano da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, em João Pessoa-PB. A abordagem metodológica adotada foi do tipo qualitativa, a partir de um estudo de caso, associada à análise documental e bibliográfica. Referencia-se na concepção da dimensão pedagógica dos Direitos Humanos enquanto campo prioritário para a difusão teórica, histórica e metodológica dos Direitos Humanos, destacando, neste contexto, a perspectiva intercultural dos Direitos Humanos. Paulo Freire, dentre outros grandes pensadores dos Direitos Humanos, conduz o eixo nucleador do aporte teórico que ousa pensar a história como possibilidade e não como determinação, e a escola como espaço de produção de conhecimento. Apresenta a construção, no Brasil, das políticas públicas para os Direitos Humanos: a introdução dos Direitos Humanos como tema transversal no ensino formal do Brasil, a incorporação dos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/1996), assim como a regulamentação da Educação em/para os Direitos Humanos pelo MEC(Resolução/CNE/CP nº1/2012).Aponta o desafio de transpor o discurso do diálogo e do respeito à dignidade humana para além da teoria e do espaço da escola, numa realidade marcada pela violência e exclusão social. Finalmente, defende que a Educação em/para os Direitos Humanos, direcionada à emancipação dos sujeitos, extrapole a condição de intenção política pedagógica da escola para tornar-se um direito social e humano sistematizado a partir das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCidadania e Direitos Humanospor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicaspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18794/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.