Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9578
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo , Manoel Alves Tavares de-
dc.date.accessioned2017-09-20T11:08:48Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:46:55Z-
dc.date.available2018-07-20T23:46:55Z-
dc.date.issued2016-02-22-
dc.identifier.citationMELO, Manoel Alves Tavares de. Eficiência do uso do aplicativo duolingo no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa em uma turma da educação de jovens e adultos. 2017. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística)-Universidade Federal da Paraíba, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9578-
dc.description.abstractThe Information and Communication Technologies are a reality in our daily life and, therefore, the school, as an institution that forms participatory and critical citizens, can not disregard that fact. It is essential to integrate those technologies into the different educational scopes. Thus, due to the easy mobility, the cellular is a technological tool that can be used by the teacher in his classes, since it expands the possibilities of teaching-learning, making the space more interactive and dynamic. One of those possibilities is related to the various educational applications that can be downloaded, accessed and used. With regard to the teaching-learning process of the English Language, an interesting alternative is the Duolingo application. It presents an attractive and uncomplicated interface, which can be used by students of Youth and Adult Education, as a pedagogical application, to the teaching of the English Language, as well as a mechanism for promoting digital literacy. In this sense, this research had as objective to confirm the efficiency of the use of the Duolingo application, through the cellular, in the teaching-learning process of the English Language in a class of the Youth and Adult Education. It is intended to discuss themes related to the possibilities of literacy and of digital literacy. Regarding the methodology, the research was carried out with the students of a group of the Youth and Adult Education from Santa Rita-PB. The research instruments were: the Probing and Final Tests, applied before and after the use of Duolingo. These were used to compare students' progress and, thus, demonstrate the efficiency of using the application in the teaching-learning process of the English Language.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Souza (fernandoafsou@gmail.com) on 2017-09-20T11:08:48Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1569954 bytes, checksum: fc9ad0d6396352fdd858ee19471bd804 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-20T11:08:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1569954 bytes, checksum: fc9ad0d6396352fdd858ee19471bd804 (MD5) Previous issue date: 2016-02-22eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:46:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1569954 bytes, checksum: fc9ad0d6396352fdd858ee19471bd804 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2104 bytes, checksum: abfb555c7155a3f8dae4e8db0959a249 (MD5) Previous issue date: 2016-02-22en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectLíngua Inglesapor
dc.subjectDuolingopor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectEnglish Languageeng
dc.subjectDuolingoeng
dc.titleEficiência do uso do aplicativo duolingo no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa em uma turma da educação de jovens e adultospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Matos, Denilson Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0733526938088480por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8223473960586474por
dc.description.resumoAs Tecnologias da Informação e Comunicação são uma realidade no nosso dia a dia e, por isso, a escola, enquanto instituição formadora de cidadãos participativos e críticos, não pode desconsiderar esse fato. É primordial integrar essas tecnologias aos diversos âmbitos educacionais. Assim, devido à fácil mobilidade, o celular é uma ferramenta tecnológica que pode ser utilizada pelo professor em suas aulas, uma vez que amplia as possibilidades de ensino-aprendizagem, tornando o espaço mais interativo e dinâmico. Uma dessas possibilidades está relacionada aos diversos aplicativos educacionais que podem ser baixados, acessados e utilizados. Com relação ao processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa, uma alternativa interessante é o aplicativo Duolingo. Este apresenta uma interface atrativa e descomplicada, podendo ser utilizado pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos, como um aplicativo pedagógico, para o ensino da Língua Inglesa, bem como mecanismo promotor para o letramento digital. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo confirmar a eficiência do uso do aplicativo Duolingo, por meio do celular, no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa em uma turma da Educação de Jovens e Adultos. Pretende-se discutir temas relacionados às possibilidades de letramento e de letramento digital. Quanto à metodologia, a pesquisa foi realizada com os alunos de uma turma da Educação de Jovens e Adultos de Santa Rita-PB. Os instrumentos de pesquisa foram: os Testes de Sondagem e Final, aplicados antes e após utilização do Duolingo. Estes serviram para comparar o progresso dos alunos e, assim, comprovar a eficiência da utilização do aplicativo, no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18094/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo total1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.