Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9587
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Bruna Fernandes de-
dc.date.accessioned2017-09-20T12:54:30Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:35:15Z-
dc.date.available2018-07-21T00:35:15Z-
dc.date.issued2017-04-20-
dc.identifier.citationSOUZA, Bruna Fernandes de. Um estudo sobre a busca pelo personagem do telejornal JPB 1ª edição da TV Cabo Branco. 2017. 119 f. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9587-
dc.description.abstractIt is usual to watch on the news ordinary people, who are not experts or authorities, providing testimony, telling facts of their lives, talking about different topics. They are the characters that support and humanize the reports. In this study, we try to understand how is the presence of this character in the television news. The object of study is the television news JPB 1st edition, transmitted by Cabo Branco TV, an affiliate of Rede Globo in Paraiba. The research ranges from the search process to find these characters, approaching the journalistic routines of the newsroom, to the inclusion of these individuals in the reports. Other goals we tried to achieve were to identify the tools used to find the characters, understand the interaction of the TV producers with new means to search and contact, especially social networks, and reflect on ways to improve the process of searching and selecting characters. Therefore, we use concepts and theories that deal with issues of humanization of journalism, participation and approach of the public with journalistic practices. It is a qualitative and exploratory research, which included bibliographic research, interviews and questionnaires with journalists of the newsroom, especially producers, as well as analysis of that television news reports. It was also used the participant observation method.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Vasti Diniz (vastijpa@hotmail.com) on 2017-09-20T12:54:30Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2540614 bytes, checksum: be63a9cf1230d85ce8c83ca97d246545 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-20T12:54:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2540614 bytes, checksum: be63a9cf1230d85ce8c83ca97d246545 (MD5) Previous issue date: 2017-04-20eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:35:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2540614 bytes, checksum: be63a9cf1230d85ce8c83ca97d246545 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2111 bytes, checksum: f32e4b7becacb1b6fb16022b3b82c81b (MD5) Previous issue date: 2017-04-20en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPersonagempor
dc.subjectProdução de notíciaspor
dc.subjectTelejornalismopor
dc.subjectTV Cabo Brancopor
dc.subjectCharactereng
dc.subjectNews productioneng
dc.subjectTelejournalismeng
dc.subjectCabo Branco TVeng
dc.titleUm estudo sobre a busca pelo personagem do telejornal JPB 1ª edição da TV Cabo Brancopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Benevides, Pedro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7965295438047681por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7189420980243580por
dc.description.resumoÉ habitual ver nos telejornais pessoas comuns, que não são especialistas ou autoridades, dando depoimentos, contando fatos de suas vidas, falando sobre os mais diversos temas. Elas são os personagens que embasam e humanizam as matérias. Neste trabalho, procuramos compreender como se dá a presença desse personagem no telejornalismo, tendo como objeto de estudo o telejornal do horário do meio-dia, JPB 1ª edição, da TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo na Paraíba. A pesquisa vai desde os processos de busca para encontrar esses personagens, abordando as rotinas jornalísticas da redação, até a inserção desses indivíduos nas matérias. Outros objetivos que tentamos atingir foram os de identificar as ferramentas usadas para encontrar os personagens, entender a interação dos produtores da redação com as novas formas de busca e contato, principalmente as redes sociais, e refletir sobre meios de aperfeiçoar o processo de procura e escolha de personagens. Para tanto, utilizamos conceitos e teorias que tratam de questões relativas à humanização do jornalismo, participação e aproximação do público com as práticas jornalísticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, na qual realizamos pesquisa bibliográfica, entrevistas e questionários com os jornalistas da redação, principalmente os repórteres produtores, e na qual também foi utilizado o método de observação participante na redação. Além disso, foram feitas análises de matérias desse telejornal com o intuito de perceber as características dos personagens participantes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Jornalismopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17962/arquivototal.pdf.jpg*
Appears in Collections:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdfArquivo Total2,48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.