Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9597
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorModesto, Celina Alice Carvalho-
dc.date.accessioned2017-09-20T14:10:44Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:35:21Z-
dc.date.available2018-07-21T00:35:21Z-
dc.date.issued2016-08-26-
dc.identifier.citationMODESTO, Celina Alice Carvalho. Mulheres “sensacionais”: uma análise da construção da mulher no Jornal Já. 2016. 160 f. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9597-
dc.description.abstractThis research analyzes the construction of the woman’s image in the Paraíba printed newspaper Já. Thus, it was intended to identify how the journal, having a sensationalist nature, uses strategies to reinforce stereotypes related to the searched theme. Já is the only sensationalist newspaper sold currently in the state of Paraíba, circulating since 2009, having the most popular classes as a target audience. For the analysis, there were selected editions from January to June of year of 2014, electing one week from every month, necessarily having published news involving women. The covers that presented the theme on their headlines were also analyzed. Overall, that was found 46 news showing the feminine figure as a protagonist. The most significant of them were chosen because the way how women’s image is build on the newspaper. We presented discussions concerning concepts such as sensationalism, news construction, representation and genre. It was used Discourse Analysis, specifically the French school of thought, for the interpretation of the elements that exacerbate stereotyped women’s images published during the period. The metodology used was essential to analyze the object while a contextualized text in society. During the study, the contributions of authors such as Alsina (2009), Traquina (2005), Angrimani (1999), Amaral (2006), Louro (1997), Bourdieu (2014), Jodelet (2002) and Orlandi (1999) were crucial. The research showed Já newspaper uses sensationalist mechanisms that results in the maintenance of negative stereotypes regarding women’s image.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Vasti Diniz (vastijpa@hotmail.com) on 2017-09-20T14:10:44Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 5643140 bytes, checksum: 877ccc27c6befaf729725c853a0564d8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-20T14:10:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 5643140 bytes, checksum: 877ccc27c6befaf729725c853a0564d8 (MD5) Previous issue date: 2016-08-26eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:35:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 5643140 bytes, checksum: 877ccc27c6befaf729725c853a0564d8 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2407 bytes, checksum: d5613a73a40f1a0dfc7be81c8a9068c9 (MD5) Previous issue date: 2016-08-26en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectJornalismo Sensacionalistapor
dc.subjectJornal Jápor
dc.subjectImagem da Mulherpor
dc.subjectAnálise de Discursopor
dc.subjectSensationalist Journalismeng
dc.subjectJá Newspapereng
dc.subjectGenreeng
dc.subjectWomen’s Imageeng
dc.subjectDiscourse Analysiseng
dc.subjectGênero-
dc.titleMulheres “sensacionais”: uma análise da construção da mulher no Jornal Jápor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Rabay, Gloria de Lourdes Freire-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0479694352894279por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3914591914900692por
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa a construção da imagem da mulher no jornal impresso paraibano Já. Desta maneira, pretende-se identificar como o periódico, de cunho sensacionalista, faz uso de estratégias para reforçar os estereótipos em relação ao tema pesquisado. O Já é o único impresso considerado sensacionalista a ser comercializado atualmente na Paraíba, circulando desde 2009 e tendo como público-alvo as classes mais populares. Para a análise, foram selecionadas edições de janeiro a junho de 2014, sendo uma semana de cada mês e que, necessariamente, apresentaram matérias que retrataram a mulher. As capas cujas manchetes abordaram a temática também foram analisadas. No total, foram encontradas 46 matérias que tiveram a figura feminina como protagonista. Destas, foram escolhidas as consideradas mais significativas em relação ao modo como a imagem da mulher é construída no veículo. Apresentamos discussões acerca de conceitos como sensacionalismo, construção da notícia, representação e gênero. Foi utilizada a Análise de Discurso, mais especificamente a corrente francesa, para interpretação dos elementos que exacerbam imagens estereotipadas da mulher publicados durante o período. A metodologia empregada foi fundamental para analisar o objeto enquanto texto num contexto na sociedade. No percurso do estudo, foram essenciais as contribuições de autores como Alsina (2009), Traquina (2005), Angrimani (1995), Amaral (2006), Louro (1997), Bourdieu (2014), Jodelet (2002) e Orlandi (1999). A pesquisa mostrou que o Jornal Já utiliza mecanismos sensacionalistas que resultam na manutenção de estereótipos negativos em relação à imagem da mulher.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Jornalismopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18651/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total5,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.