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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9607
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Danilo Santos da-
dc.date.accessioned2017-09-20T17:18:27Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:13:21Z-
dc.date.available2018-07-21T00:13:21Z-
dc.date.issued2016-08-30-
dc.identifier.citationSILVA, Danilo Santos da. História e protagonismo negro: africanidade, cultura histórica e ensino de história na trajetória de Abdias Nascimento (1944-1999). 2016.180 f. Dissertação (Mestrado em História)- Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9607-
dc.description.abstractThe work aims to study how the black population has developed a new epistemological perspective guided by the black African historical experience, from the encounter between historical knowledge and socio-cultural activism, in contrast to the production of knowledge and the teaching of Eurocentric history. Therefore, the research was developed from the analysis of the protagonism of Abdias Nascimento, based on what we call abdisian moments: the blackness pedagogy (1944-1968), the pan-Africanist quilombism (1968-1983) and the parliamentary quilombism (1983-1999). The documentary research corpus is based on his theatrical, intellectual and political production around the national and international anti-racist struggles in the XX century (1944-1999). The protagonism of Abdias Nascimento helped the systematization and coordination between the historical process and the historical acts, where the black population took, at the same time, the role of producing, transmitting and receiving historical knowledge, which was set in a dialectical and dialogical way during his anti-racist social praxis, generated and based on the historical culture of black African resistance.eng
dc.description.provenanceSubmitted by ANA KARLA PEREIRA RODRIGUES (anakarla_@hotmail.com) on 2017-09-20T17:18:27Z No. of bitstreams: 1 arquitototal.pdf: 1565165 bytes, checksum: 90aec4c91017f7c8b61db1aa4af70df4 (MD5)eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:13:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquitototal.pdf: 1565165 bytes, checksum: 90aec4c91017f7c8b61db1aa4af70df4 (MD5) arquitototal.pdf.jpg: 2229 bytes, checksum: d1d22143cfd563e71ac5111e4da08046 (MD5) Previous issue date: 2016-08-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectProtagonismo negropor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectCultura históricapor
dc.subjectBlack protagonismeng
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectHistorical cultureeng
dc.titleHistória e protagonismo negro: africanidade, cultura histórica e ensino de história na trajetória de Abdias Nascimento (1944-1999)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Flores, Elio Chaves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1339690499643152por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7279223188554555por
dc.description.resumoO trabalho tem por objetivo estudar como a população negra desenvolveu uma nova perspectiva epistemológica pautada na experiência histórica negro-africana, a partir do encontro entre conhecimento histórico e ativismo sociocultural, em contraposição à produção do conhecimento e do ensino da história eurocêntrica. Para tanto, a pesquisa se desenvolveu a partir da análise do protagonismo de Abdias Nascimento, com base no que denominamos de momentos abdisianos: da pedagogia negritudinista (1944-1968), do quilombismo pan-africanista (1968-1983) e do quilombismo parlamentar (1983-1999). O corpus documental da pesquisa se baseia na sua produção teatral, intelectual e política em torno das lutas antirracistas nacional e internacional no decorrer do século XX (1944-1999). O protagonismo de Abdias Nascimento ajudou na sistematização e na articulação entre o processo e o fazer históricos, onde a população negra assumiu ao mesmo tempo, o papel de produzir, transmitir e receber conhecimento histórico, que se configurou de maneira dialética e dialógica durante a sua práxis social antirracista, gerado e fundamentado na cultura histórica de resistência negro-africana.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18187/arquitototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

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