Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9642
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Josivete Santos da-
dc.date.accessioned2017-09-29T13:36:25Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:47:07Z-
dc.date.available2018-07-20T23:47:07Z-
dc.date.issued2017-04-10-
dc.identifier.citationCOSTA, Josivete Santos da. A notícia e suas múltiplas contribuições para a compreensão leitora no ensino fundamental I. 2017. 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística)-Universidade Federal da Paraíba, 2017.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9642-
dc.description.abstractThe present work proposal has the concern of discussing the practice of reading the students of the 5th year of elementary school, considering the understanding and meaningful learning in the classroom of what is proposed by the Genre News. For this, it was hypothesized that the continuous use of the News in the formation of readers could minimize the difficulties of reading and understanding found among the students of Elementary School. In order to prove this hypothesis, we considered as theoretical contributions on strategies of reading authors such as Solé (1998); Marcuschi (2002), Kleiman (2013), Koch; Elias (2014) and the official PCN documents (1997, 1998, 2001). The methodology adopted in the research was action research, because it is relevant to use a pedagogical intervention proposal divided into two parts: one, of a theoretical nature to base a work practice for the Basic School; And another, of a practical nature - a proposal of intervention work using the Genre News to the students of the 5th year of Elementary School. The result that has been reached indicates that the continuous use of the News Genre in Elementary School contributes positively to minimize the difficulties found in the reading formation and the significant learning of the students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Souza (fernando@biblioteca.ufpb.br) on 2017-09-29T13:36:25Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 16645778 bytes, checksum: 8ea4dd419c7c4da42dd2ac1c65b9c5bd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-29T13:36:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 16645778 bytes, checksum: 8ea4dd419c7c4da42dd2ac1c65b9c5bd (MD5) Previous issue date: 2017-04-10eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:47:07Z (GMT). No. of bitstreams: 3 arquivototal.pdf: 16645778 bytes, checksum: 8ea4dd419c7c4da42dd2ac1c65b9c5bd (MD5) arquivototal.pdf.txt: 133910 bytes, checksum: c4f78a54c5a797a41424fc32ce377fb5 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3348 bytes, checksum: edaba203aa63a90ae5141a17c1cf8d17 (MD5) Previous issue date: 2017-04-10en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectNotíciapor
dc.subjectCompreensão leitorapor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectNewseng
dc.subjectReading Comprehensioneng
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.titleA notícia e suas múltiplas contribuições para a compreensão leitora no ensino fundamental Ipor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva , Sônia M. C. da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9071576914534944por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8343177542765457por
dc.description.resumoA presente proposta de trabalho tem a preocupação de discutir a prática da leitura dos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, considerando a compreensão e a aprendizagem significativa em sala de aula do que propõe o Gênero Notícia. Para tal, partiu-se da hipótese de que o uso contínuo da Notícia na formação de leitores poderá minimizar as dificuldades de ler e compreender encontradas entre os discentes do Ensino Fundamental. Para comprovar tal hipótese, considerou-se como aportes teóricos sobre estratégias de leitura autores como Solé (1998); Marcuschi (2002), Kleiman (2013), Koch; Elias (2014) e dos documentos oficiais dos PCN (1997; 1998; 2001). A metodologia adotada na pesquisa foi a pesquisa-ação, por ser relevante utilizar uma proposta de intervenção pedagógica, dividida em duas partes: uma, de caráter teórico para fundamentar uma prática de trabalho para a Escola Básica; e outra, de caráter prático – uma proposta de trabalho de intervenção com a utilização do Gênero Notícia aos discentes do 5º ano do Ensino Fundamental. O resultado a que se chegou indica que o uso contínuo do Gênero Notícia no Ensino Fundamental I contribui positivamente para minimizar as dificuldades encontradas na formação leitora e na aprendizagem significativa dos discentes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18710/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo total16,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.