Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9661
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAvelino, Renata Câmara-
dc.date.accessioned2017-10-02T13:08:44Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:35:19Z-
dc.date.available2018-07-21T00:35:19Z-
dc.date.issued2016-08-24-
dc.identifier.citationAVELINO, Renata Câmara. O empreendedorismo no telejornalismo paraibano: uma análise de reportagens vencedoras do Prêmio SEBRAE de Jornalismo. 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9661-
dc.description.abstractThe present dissertation aims to analyse the content of award-winning reporting and series of reporting for the Sebrae Journalism Awards (2011-2015), chapter Paraíba, in the category telejournalism. The study relies on content analysis techniques by Bardin (2009), Fonseca (2005) and Minayo (2004) to discuss 28 pieces of news, questioning the conventional approaches to the economy and drawing near the Entrepreneurship concepts (DORNELAS, 2007), Development (MORIN, 2005; SEN, 2000; FRANCO, 2000) and Civic Journalism (TRAQUINA; MESQUITA, 2003; ROTHBERG, 2011) with the support of an extensive bibliographical research. The study included a brief analysis of interviews with the awarded authors, which supported the specific objectives to understand the process of production and selection of reporting for the awards, as well as the influence on professional culture. Also, using recent studies about awards in Brazil and journalistic meritocracy (DIAS, 2013), we obtained results which identified and indicated the new attributes for news values and practices of a civic entrepreneur journalism, whose contributions are fundamental to a plural and socially responsible media agenda.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Vasti Diniz (vastijpa@hotmail.com) on 2017-10-02T13:08:44Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1956077 bytes, checksum: d1305eedf1ec9c195a1951678b7743ce (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-02T13:08:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1956077 bytes, checksum: d1305eedf1ec9c195a1951678b7743ce (MD5) Previous issue date: 2016-08-24eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:35:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1956077 bytes, checksum: d1305eedf1ec9c195a1951678b7743ce (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2200 bytes, checksum: 35c571d124767c29d44fe2049c8951d7 (MD5) Previous issue date: 2016-08-24en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectJornalismo econômico - Cívicopor
dc.subjectEmpreendedorismo - Desenvolvimentopor
dc.subjectPrêmiospor
dc.subjectEconomic - Civic Journalismeng
dc.subjectEntrepreneurship - Developmenteng
dc.subjectAwardseng
dc.titleO empreendedorismo no telejornalismo paraibano: uma análise de reportagens vencedoras do Prêmio SEBRAE de Jornalismopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Luiz Custódio da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4218432912255127por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8068158606706793por
dc.description.resumoA presente dissertação tem por objetivo analisar o conteúdo das reportagens e séries de reportagens vencedoras do Prêmio Sebrae de Jornalismo (2011-2015), etapa Paraíba, na categoria telejornalismo. O estudo recorre às técnicas de análise de conteúdo de Bardin (2009), Fonseca (2005) e Minayo (2004) e discorre sobre 28 reportagens, problematizando as abordagens convencionais sobre economia e aproximando os conceitos de Empreendedorismo (DORNELAS, 2007), Desenvolvimento (MORIN, 2005; SEN, 2000; FRANCO, 2000) e Jornalismo Cívico (TRAQUINA; MESQUITA, 2003; ROTHBERG, 2011), com suporte de pesquisa bibliográfica. A pesquisa incorporou análise de entrevistas com os autores das reportagens, que contribuíram para os objetivos específicos de compreender o processo de produção e escolha dessas reportagens para o prêmio e a influência na cultura profissional. Recorrendo ainda a recentes estudos sobre prêmios no Brasil e meritocracia jornalística (DIAS, 2013), alcançamos resultados que identificam e apontam para novos atributos de valores-notícia e práticas de um jornalismo cívico empreendedor, cujas contribuições são fundamentais para um agendamento midiático plural e socialmente responsável.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Jornalismopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18204/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.