Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9706
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAnjos, Clebson Leandro Beserra dos-
dc.date.accessioned2017-11-24T15:23:17Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:41:13Z-
dc.date.available2018-07-20T23:41:13Z-
dc.date.issued2017-03-31-
dc.identifier.citationANJOS, Clebson Leandro Beserra dos. Competência em informação, gestão da informação e do conhecimento: um estudo com gestores da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9706-
dc.description.abstractThere is a problem in the contemporary society referred to the excess of information that is produced and disseminated through information technology and communication, especially, the Internet. In this context, the library managers, who are information professionals, have to improve themselves through competence practices in information, in order to search, to access and to use the information in a efficient way, managing its growing flux to create knowledge in sphere of the organization. In this scenario, the objective is verify the manner the competence in information of the managers of the Central Library of Federal University of Paraíba can contribute to the development of the information management practices and knowledge management. For that, it was realized a exploratory and descriptive study, through data analysis and an observation in order to identify the practices of competence in information, information management and knowledge management of unit managers. The results revealed that most managers have the competence to identify the need for information and knowledge and to acquire, disseminate and use them. However, managers and employees need more motivation and encouragement to share knowledge and to expand their use through new information services and products in the unit. It is concluded that the information competence can effectively contribute to the development and improvement of information management and knowledge management processes in the researched unit.eng
dc.description.provenanceSubmitted by FABIANA DA SILVA FRANÇA (fabiana21franca@gmail.com) on 2017-11-24T15:23:17Z No. of bitstreams: 1 ArquivoTotal.pdf: 2884421 bytes, checksum: e5b610bdd87fa7c9d8501176293a7bb9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-24T15:23:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ArquivoTotal.pdf: 2884421 bytes, checksum: e5b610bdd87fa7c9d8501176293a7bb9 (MD5) Previous issue date: 2017-03-31eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:41:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ArquivoTotal.pdf: 2884421 bytes, checksum: e5b610bdd87fa7c9d8501176293a7bb9 (MD5) ArquivoTotal.pdf.jpg: 2102 bytes, checksum: fa7a59bc6bcf6c28a32b58ebfdfc1050 (MD5) Previous issue date: 2017-03-31en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectCompetência em informaçãopor
dc.subjectGestão da informaçãopor
dc.subjectGestão do conhecimentopor
dc.subjectBiblioteca Central - UFPBpor
dc.subjectCompetence in informationeng
dc.subjectInformation managementeng
dc.subjectKnowledge managementeng
dc.subjectCentral Library - UFPBeng
dc.titleCompetência em informação, gestão da informação e do conhecimento: um estudo com gestores da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíbapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Paiva, Simone Bastos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0784559041772247por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2651998506462984por
dc.description.resumoExiste um problema na sociedade contemporânea referente ao excesso da informação que é produzida e disseminada por intermédio das tecnologias de informação e comunicação, em especial, a Internet. Nesse contexto, os gestores de bibliotecas, que são profissionais da informação, devem se aprimorar com as práticas da competência em informação, a fim de buscar, acessar e usar a informação de forma eficiente, gerenciando seu fluxo crescente, com o intuito de criar conhecimentos no âmbito da organização. Nesse cenário, objetiva-se averiguar de que modo a competência em informação dos gestores da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba pode contribuir para o desenvolvimento das práticas de gestão da informação e gestão do conhecimento. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório e descritivo, por meio de um levantamento e da observação participante, a fim de identificar as práticas de competência em informação, gestão da informação e gestão do conhecimento dos gestores da unidade. Os resultados revelaram que a maior parte dos gestores tem competência para identificar a necessidade de informação e de conhecimento e para adquiri-los, disseminá-los e usá-los. Todavia, os gestores e os colaboradores precisam de mais incentivo e de encorajamento para compartilhar o conhecimento e ampliar seu uso por meio de novos serviços e produtos informacionais na unidade. Conclui-se que a competência em informação pode contribuir efetivamente para o desenvolvimento e o aprimoramento dos processos da gestão da informação e da gestão do conhecimento na unidade pesquisada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17955/ArquivoTotal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArquivoTotal.pdfarquivototal2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.