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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAssunção, Albanisa Maria de-
dc.date.accessioned2018-02-23T18:22:07Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:56:30Z-
dc.date.available2018-07-20T23:56:30Z-
dc.date.issued2016-10-06-
dc.identifier.citationASSUNÇÃO, Albanisa Maria de. Primaveras de destinos na Revista do Ensino no Estado da Paraíba – as prescrições na história da educação e as representações do ensino de história (1932 a 1942). 2016. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9779-
dc.description.abstractThis work related to the research line History of the Post Program of Education Degree in Education Federal University of Paraíba - UFPB aims, analyze the publications of the Education Magazine pedagogical guidelines for primary schools and also relate the curriculum proposal these journals with the Teaching of History. Investigating these sources the conceptions of teaching and educational practices that were aimed at the training of teachers of primary education at the time that Brazil and specifically the Paraíba lived conceptions of the New School State when are established educational by intellectuals reforms in the late 1930. In the pedagogical proposal of the Education Journal, found themselves established guidelines for the curriculum of primary schools, rules of living, moral and civic lessons, disciplinary rules, as well as guidelines for the health of body and mind, and disclose all administrative acts of the Department of Education. In this discussion, we appropriate the concept of representation used by Chartier (1991) to discuss how the History Teaching in the first few letters schools was being introduced as a curriculum component, noting from that, who was the one that needed to be instructed in Paraibana Education during a decade of production of the Education Magazine.eng
dc.description.provenanceSubmitted by FABIANA DA SILVA FRANÇA (fabiana21franca@gmail.com) on 2018-02-23T18:22:07Z No. of bitstreams: 1 Arquivo Total.pdf: 1553019 bytes, checksum: 4b7556623ac5331db26f046d7cfdc75f (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectRevista do ensinopor
dc.subjectImprensapor
dc.subjectFormação de sujeitospor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectMagazine of Eeducationeng
dc.subjectPresseng
dc.subjectSubject of trainingeng
dc.subjectHistory teachingeng
dc.titlePrimaveras de destinos na Revista do Ensino no Estado da Paraíba – as prescrições na história da educação e as representações do ensino de história (1932 a 1942)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Kulesza, Wojciech Andrzej-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7408584269961175por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1408515979863105por
dc.description.resumoO presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa História da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, tem como objetivo analisar nas publicações da Revista do Ensino as diretrizes pedagógicas para as escolas primárias e, ainda, relacionar a proposta curricular desses periódicos com o Ensino de História. Investigamos nessas fontes as concepções de ensino e as práticas educacionais que eram voltadas para a formação dos professores do Ensino Primário no momento em que o Brasil e, especificamente, a Paraíba viviam as concepções do Estado escolanovista, quando se instauraram as reformas educacionais pelos intelectuais na década de 1930. Na proposta pedagógica da Revista do Ensino, encontravam-se estabelecidas orientações para o currículo das escolas primárias, regras de conviver, lições morais e civis, regras disciplinares, para a saúde do corpo e da mente, além de divulgações sobre todos os atos administrativos do Departamento de Educação. Nesta discussão, nos apropriamos do conceito de representação utilizado por Chartier (1991), para discutir como o Ensino de História nas escolas de primeiras letras era introduzido como componente curricular. A partir disso, constatamos quem era o outro que necessitava ser instruído na Educação Paraibana durante uma década de produção da Revista do Ensino.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18952/Arquivo%20Total.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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