Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9796
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Lorena Simone Nascimento-
dc.date.accessioned2018-04-11T13:49:06Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:50:54Z-
dc.date.available2018-07-20T23:50:54Z-
dc.date.issued2016-08-26-
dc.identifier.citationBARROS, Lorena Simone Nascimento. Comunicação e aprendizagem: utilização de tecnologia móvel aplicada na educação presencial e EAD. 2016.103 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9796-
dc.description.abstractThe research understands the dialogue as the main notion in the communication and learning definitions: it is impossible to have communication without dialogue and, therefore, learning without communication. Thenceforth, with historical and empirical support in distance learning and online teaching, we investigated the use of mobile devices in education. Our empirical and exploratory research - qualitative - had as methodological approach a study of multiple cases, carried out with the objective of analyzing the devices mobility in internet spaces , applied to undergraduate courses of Pedagogy and Languages (both in distance education) and Communication in Digital Media (formal learning), of Universidade Federal da Paraíba (UFPB). This investigation took into account the researcher's participant observations, as a student and an English teacher, in order to understand the use of mobile technologies in the learning process. The analysis allowed the understanding of the changes that the connected mobility have brought to the notions of time and space and thereby the reconfigurations on the way we learn. In this sense, participation, collaboration and interaction are seen as essential conditions for learning in mobility times.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Cavalcante (leo.ocavalcante@gmail.com) on 2018-04-11T13:49:06Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 2806305 bytes, checksum: 9bc4e21e4475e5dd6b2b19aa0bbb93f2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-11T13:49:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 2806305 bytes, checksum: 9bc4e21e4475e5dd6b2b19aa0bbb93f2 (MD5) Previous issue date: 2016-08-26eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:50:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Arquivototal.pdf: 2806305 bytes, checksum: 9bc4e21e4475e5dd6b2b19aa0bbb93f2 (MD5) Arquivototal.pdf.jpg: 2058 bytes, checksum: ea99adcd2f5fd922f99a1d5c7d48e185 (MD5) Previous issue date: 2016-08-26en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectDiálogopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectDispositivos Móveispor
dc.subjectDialogueeng
dc.subjectCommunication. Learningeng
dc.subjectMobile deviceseng
dc.titleComunicação e aprendizagem: utilização de tecnologia móvel aplicada na educação presencial e EADpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carvalho , Nadja de Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0231224517159954por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1832129695665115por
dc.description.resumoA pesquisa entende o dialógico como noção central na definição da comunicação e aprendizagem: não é possível que ocorra comunicação sem diálogo e, por conseguinte, que intercorra aprendizagem sem comunicação. A partir daí, com amparo histórico e empírico na educação a distância (EAD) e no ensino online, investigamos o uso de dispositivos móveis na educação. A nossa pesquisa empírico-exploratória - de natureza qualitativa - teve como recurso metodológico um estudo de múltiplos casos, realizado com o objetivo de analisar a mobilidade de dispositivos em espaços da internet, aplicado aos cursos de Pedagogia (EAD), Letras (EAD) e Comunicação em Mídias Digitais (presencial), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Na condução da investigação se levou em consideração as observações participantes da pesquisadora, na condição de aluna e professora de inglês, para ajudar a compreender a utilização de tecnologias móveis nos processos de aprendizagem. A análise permitiu apreender que a mobilidade conectada alterou as noções de tempo e espaço e, com isso, reconfigurou as formas de aprendizagem. Nesse sentido, participação, colaboração e interação são vistas como condições imprescindíveis para a aprendizagem em tempos de mobilidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/19012/Arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.