Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFaçanha, Sabrina Carla Mateus-
dc.date.accessioned2018-05-11T14:36:48Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:57:29Z-
dc.date.available2018-07-20T23:57:29Z-
dc.date.issued2013-06-03-
dc.identifier.citationFAÇANHA, Sabrina Carla Mateus. Alfabetização de jovens e adultos no Estado da Paraíba: registros político-pedagógica de experiências da década de 1960. 2013. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9864-
dc.description.abstractThis dissertation was intended to understand and record the pedagogical practices of the Campaign of Popular Education (CEPLAR), which emerged in 1961 in Paraíba and was extinguished with the military coup in 1964. The research belongs to the field of the Popular Education history and has as its main source of reference theoretical researchers such as Favero (1983), Beisegel (2008), Paiva (1973) and Scocuglia (2001). Thus, a rescue of the history of practices teaching adult literacy at national, regional and state level was performed placing the socio-economic and political context in the period of years 1960 - 64. The Military Police Inquiry (IPM) of Paraiba and its collections and newspaper clippings of the period were used as a primary source. We conducted an analysis of the methodologies and teaching materials of CEPLAR and ABC Crusade, the latter being an experiment in political and pedagogical opposition to Paulo Freire‟s System Literacy, used by CEPLAR. The results confirm the importance of education in the field of Youth and Adult Literacy history in order to understand the relationship of the diverse temporality and to promote the search for prospects of actions against the exclusion statistics that historically generated the problem of illiteracy in our country.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Cavalcante (leo.ocavalcante@gmail.com) on 2018-05-11T14:36:48Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 5346299 bytes, checksum: 9a7ab561115c32bac0757e673daac60b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-11T14:36:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 5346299 bytes, checksum: 9a7ab561115c32bac0757e673daac60b (MD5) Previous issue date: 2013-06-03eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:57:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Arquivototal.pdf: 5346299 bytes, checksum: 9a7ab561115c32bac0757e673daac60b (MD5) Arquivototal.pdf.jpg: 2070 bytes, checksum: fc42538b296e12266292ae416f41d5cc (MD5) Previous issue date: 2013-06-03en
dc.description.sponsorshipReuni (?)-
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectAlfabetização de adultospor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectMateriais didáticospor
dc.subjectAdult literacyeng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.subjectTeaching materialseng
dc.titleAlfabetização de jovens e adultos no Estado da Paraíba: registros político-pedagógica de experiências da década de 1960.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carlos, Erenildo João-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0997019076446428por
dc.description.resumoEsta dissertação objetivou compreender e registrar as práticas pedagógicas da Campanha de Educação Popular (CEPLAR), surgida no ano de 1961 na Paraíba e extinta com o golpe militar de 1964. A pesquisa está inserida no campo da história da Educação Popular e tem como seu principal referencial teórico pesquisadores dessa área como Fávero (1983), Beisegel (2008), Paiva (1973) e Scocuglia (2001). Para tanto, foi realizado um resgate da história das práticas pedagógicas de alfabetização de adultos no âmbito nacional, regional e estadual situando-se no contexto socioeconômico e político no período dos anos de 1960 - 64. Tivemos como fonte primária o Inquérito Policial Militar (IPM) da Paraíba e acervos e recortes de jornais da época. Realizamos uma análise das metodologias e materiais didáticos da CEPLAR e da Cruzada ABC, sendo essa última uma experiência em oposição político-pedagógica do Sistema Paulo Freire de Alfabetização, utilizado pela CEPLAR. Os resultados confirmam a importância dos estudos na área da história de Alfabetização de Jovens e Adultos tanto para a compreensão da relação da temporalidade diversa, quanto para a busca de perspectivas de ações contra aos índices de exclusão que, historicamente, gerando em nosso país a problemática do analfabetismo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/19248/Arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total5,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.