Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9870
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Soares , Filippe Paulino Soares | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-14T12:49:55Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-20T23:57:26Z | - |
dc.date.available | 2018-07-20T23:57:26Z | - |
dc.date.issued | 2016-09-29 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Filippe Paulino. A educação infantil de uma criança surda na cidade de João Pessoa – PB: estudo de caso. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9870 | - |
dc.description.abstract | This study presents discussions on the education of deaf children in regular childhood education institutions, based on Cultural Studies and Deaf Studies. It aims to analyze the education of a deaf child in one of these institutions, located in João Pessoa – PB, emphasizing the communicative processes of the deaf child, languages development possibilities of language, deaf identity and deaf culture in this space. This is a qualitative study, characterized as a case study, which was attended by the deaf child and the professionals involved in their education. Data were collected by observation and semi-structures interviews, and the analysis took into account mainly the following categories: equity, language, deaf identity, deaf culture, education and body. The results pointed to an education that break several basic principles of early childhood education and ignores the inherent diferences deaf children. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Leonardo Cavalcante (leo.ocavalcante@gmail.com) on 2018-05-14T12:49:55Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1315477 bytes, checksum: 64b88eb495566cdec6f08e59211bb391 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-05-14T12:49:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1315477 bytes, checksum: 64b88eb495566cdec6f08e59211bb391 (MD5) Previous issue date: 2016-09-29 | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-20T23:57:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Arquivototal.pdf: 1315477 bytes, checksum: 64b88eb495566cdec6f08e59211bb391 (MD5) Arquivototal.pdf.jpg: 2099 bytes, checksum: bb076088d5ce0ea9080265ee49c05ecf (MD5) Previous issue date: 2016-09-29 | en |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
dc.rights | Acesso aberto | por |
dc.subject | Criança Surda | por |
dc.subject | Educação Infantil | por |
dc.subject | Estudo de Caso | por |
dc.subject | deaf child | eng |
dc.subject | childhood education | eng |
dc.subject | case study | por |
dc.title | A educação infantil de uma criança surda na cidade de João Pessoa – PB: estudo de caso | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Mélo , Ana Dorziat Barbosa de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8711011088597059 | por |
dc.description.resumo | Este estudo apresenta discussões sobre a educação de crianças Surdas em instituições de Educação Infantil regulares, com base nos Estudos Culturais e Estudos Surdos. Ele tem por objetivo analisar a escolarização/educação de uma criança Surda em uma instituição, localizada em João Pessoa – PB, enfatizando os processos comunicativos da criança Surda, as possibilidades de desenvolvimento de língua(gem), identidade surda e cultura surda nesse espaço. Trata-se de um estudo qualitativo, caracterizado como estudo de caso, que teve como participantes a criança Surda e os profissionais envolvidos em sua escolarização/educação. A coleta de dados se deu através de observações e entrevistas semiestruturas, e as análises levaram em consideração, principalmente, as seguintes categorias: equidade, língua(gem), identidade surda, cultura surda, educação e corpo. Os resultados apontaram para uma educação que infringe vários princípios básicos da Educação Infantil e que desconsidera as diferenças inerentes às crianças Surdas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.publisher.initials | UFPB | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/19274/Arquivototal.pdf.jpg | * |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arquivototal.pdf | Arquivo total | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.