Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9880
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVirgulino, Maria Helena Cavalcanti-
dc.date.accessioned2018-05-15T14:14:39Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:57:50Z-
dc.date.available2018-07-20T23:57:50Z-
dc.date.issued2016-11-04-
dc.identifier.citationVIRGULINO, Maria Helena Cavalcanti. O itinerário de duas uspianas na UFPB - Joana Neves e Rosa Maria Godoy Silveira: trajetórias que se cruzam a partir da História ensinada 2016. 199 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9880-
dc.description.abstractOur work has as study object the recomposition of professional trajectories of two historians of the Department of History of UFPB: Joana Neves (1978-1985) and Rosa Maria Godoy Silveira (1976- 2003), with regard to the history of education, what took us to focus our research on the period in which they taught at UFPB, while glimpsing their performances and productions in this field until today, which made us extrapolate the established time frame, as they remain involved with the issues related to education of history. We started on the assumption that the trajectories of the teachers Joana Neves and Rosa Maria Godoy Silveira were marked by a constant concern for the teaching of history, this concept resulting a close relationship between teaching and research. Other teachers who worked with them in the Department of History of UFPB were influenced by their work, like many other professionals in their trajectories, graduates of this course, which now operate in various institutions of higher and basic education. Education combined with research, resulting in a conception of the first as production of knowledge; history professional’s developement as a teacher and researcher; thematic education; working conditions, among other concerns, provided the basis and underpin the design of history teaching advocated and practiced by these two teachers. In the restoration of their trajectories, we started from specific moments of their lives that influenced the choice of teaching and specifically the history line, and then we used as sources their statements and their intellectual productions, crossing on the trajectory of each, the defense of history taught.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Cavalcante (leo.ocavalcante@gmail.com) on 2018-05-15T14:14:39Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 3046182 bytes, checksum: 4be70b3c75763cc2cc965b0b2775ae5f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-15T14:14:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 3046182 bytes, checksum: 4be70b3c75763cc2cc965b0b2775ae5f (MD5) Previous issue date: 2016-11-04eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:57:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Arquivototal.pdf: 3046182 bytes, checksum: 4be70b3c75763cc2cc965b0b2775ae5f (MD5) Arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2016-11-04en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectTrajetória Profissionalpor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectEnsino e Pesquisapor
dc.subjectProfessional carrereng
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectEducation and researcheng
dc.titleO itinerário de duas uspianas na UFPB - Joana Neves e Rosa Maria Godoy Silveira: trajetórias que se cruzam a partir da História ensinadapor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Kuleza, Wojciech Andrej-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3741159999682474por
dc.description.resumoNosso trabalho tem como objeto de estudo a recomposição das trajetórias profissionais de duas historiadoras do Departamento de História da UFPB: Joana Neves (1978-1985) e Rosa Maria Godoy Silveira (1976- 2003) no que diz respeito ao ensino de História. Inicialmente, centramos nossa investigação no período em que lecionaram na UFPB, contudo a intensa produção e atuação nesse campo nos levou ao extrapolamento do recorte temporal previamente estabelecido, já que continuam atuantes e envolvidas com essas discussões. Suas trajetórias, influenciaram o trabalho de outros docentes do Departamento de História da UFPB, como de muitos outros profissionais egressos desse curso, que hoje atuam nas mais diversas instituições de Ensino Superior e de Ensino Básico. Ensino aliado à pesquisa, resultando em uma concepção do primeiro como produção de conhecimento; formação do profissional de História enquanto professor e pesquisador; ensino temático; condições de trabalho, entre outras preocupações, embasaram e embasam a concepção de ensino defendida e praticada por essas duas docentes. Na recomposição de suas trajetórias, utilizamos os seus depoimentos para identificar momentos em suas vidas que influenciaram na escolha do curso de História, e, em seguida, partimos para a análise de suas produções intelectuais, cruzando, na trajetória de cada uma a defesa da História ensinada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/19302/Arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total2,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.