Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9887
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmorim, Valquiria Gila de-
dc.date.accessioned2018-05-16T13:57:05Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:56:31Z-
dc.date.available2018-07-20T23:56:31Z-
dc.date.issued2017-02-23-
dc.identifier.citationAMORIM, Valquiria Gila de. Gênero e educação superior: perspectivas de alunas de física. 2017. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9887-
dc.description.abstractPhysics is a predominantly male field, and the reasons for this absence of women in the field are not sufficiently recognized or investigated, especially in Brazil. This dissertation aimed to analyze the experiences of inclusion and exclusion undergone by female students acquiring an undergraduate degree in Physics at Federal University of Paraíba (UFPB), Brazil. The theoretical approach was based on feminist and gender studies and cultural studies of science, which are interdisciplinary. The methodological approach was qualitative and two strategies of data collection were used in order to analyze the influence of family members and teachers in the choice of Physics, and their formative trajectory at the university: face-to-face and online structured interviews. However, male students’ perspectives were included to analyze the context of gender relations in the field of Physics, and how these relations may disadvantage women in contrast to men. Women's testimonies revealed embarrassing, debilitating and challenging experiences, as well as gender barriers, such as the chilly climate from the beginning, the male image of the Physicist, the lack of credibility of women in the field, and sexism and sexual harassment from male colleagues and professors. In conclusion, the data indicated that in order to remain in the Physics field, female students face gender stereotypes, prejudices, discrimination, sexism and sexual harassment, which remained invisible and naturalized in many situations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Cavalcante (leo.ocavalcante@gmail.com) on 2018-05-16T13:57:05Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1290519 bytes, checksum: 35183282e57a26a6ec20882f9b86366b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-16T13:57:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1290519 bytes, checksum: 35183282e57a26a6ec20882f9b86366b (MD5) Previous issue date: 2017-02-23eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:56:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Arquivototal.pdf: 1290519 bytes, checksum: 35183282e57a26a6ec20882f9b86366b (MD5) Arquivototal.pdf.jpg: 2203 bytes, checksum: 6c68a7d9aebb6d0ab6c3bf106dcc2289 (MD5) Previous issue date: 2017-02-23en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectMulheres na Físicapor
dc.subjectEducação Superiorpor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectExperiências de estudantespor
dc.subjectWomen in Physicseng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectGender biaseseng
dc.subjectStudent experienceseng
dc.titleGênero e educação superior: perspectivas de alunas de físicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carvalho, Maria Eulina Pessoa de-
dc.contributor.advisor-co1Silva, Jeane Félix da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6551561392264933por
dc.description.resumoA Física é um campo majoritariamente masculino, e as razões para essa ausência de mulheres não são suficientemente reconhecidas nem investigadas, principalmente no Brasil. Esta dissertação teve como objetivo analisar as experiências vivenciadas pelas alunas no curso de graduação de Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o que as inclui e as exclui, como mulheres, em suas trajetórias. Os aportes teóricos utilizados provêm dos estudos feministas e de gênero e dos estudos culturais da ciência, que são interdisciplinares. A metodologia utilizada foi qualitativa, sendo utilizadas duas estratégias de coleta de dados: entrevista estruturada presencial e online para analisar desde a influência dos familiares e professores/as na escolha do curso de Física até o percurso formativo na universidade. No entanto, foram incluídas vozes masculinas para colaborar a pensar sobre o contexto das relações de gênero no campo da Física e como essas relações podem desfavorecer as mulheres em contraste com os homens. As falas femininas revelaram experiências constrangedoras, debilitantes e desafiantes, bem como barreiras de gênero, entre elas: o clima frio na chegada ao curso, a imagem masculina do Físico, a falta de credibilidade das mulheres no campo, e a presença do sexismo e assédio sexual entre colegas e professores. Os dados apontam, em conclusão, que para permanecer no curso de Física as alunas enfrentam estereótipos de gênero, preconceitos, discriminações, sexismo e assédio sexual, que se apresentaram invisibilizados e naturalizados em muitas situações.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/19327/Arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.