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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9893
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dc.creatorAnselmo, Roberto Derivaldo-
dc.date.accessioned2018-05-17T15:44:52Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:56:36Z-
dc.date.available2018-07-20T23:56:36Z-
dc.date.issued2012-04-10-
dc.identifier.citationANSELMO, Roberto Derivaldo. Inclusão, currículo e formação de professores: uma perspectiva para formação de professores/as. 2012. 149 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9893-
dc.description.abstractThe goal of this thesis is to discuss the training of teacher’s front to the process of inclusive education, in the sense of rethinking the curriculum and the educational practices, analyzing and modifying them according to the needs of the student. This is a qualitative research related to the ethnographic. For the procedure of data collection was used the participant observation, analysis of official documents on the proposal of teacher training and inclusive education; open interviews and semi-structured with the participant subject. The method of interpretation of the data followed the proposition of Laurence Bardin known as content analysis. From this analysis emerged the conceptions categorized addressing the teacher as the subject of your practice, reflection on practice, teaching and research, whereas the teacher is the author of your own training process and to recognize that the process of teaching requires the process of learning always. As a result, the research points to the need to advocate for the establishment of school curricula more open to address the learning needs of students with disabilities, it is ai that is the biggest obstacle in regard to the implementation of a quality education for all. The study points out that the school that works with the diversity, the student is the central focus of all educational activity, and interventions should be shaped to fit the individual and not the contrary. For this to happen to the team of educators must know each student, respecting their capabilities and needs, and responding to them with excellence in the interventions teaching. Keywords: Education. Inclusive education. School curriculum. Educational practices. Teacher trainingeng
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Cavalcante (leo.ocavalcante@gmail.com) on 2018-05-17T15:44:51Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 1181593 bytes, checksum: eb652b7e8e0d7ebe51903a503361fa0d (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectCurrículo escolarpor
dc.subjectPráticas educativaspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleInclusão, currículo e formação de professores: uma perspectiva para formação de professores/aspor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Janine Marta Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8491430816252531por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6753950100242152por
dc.description.resumoO objetivo desta tese é discutir a formação dos professores/as frente ao processo de educação inclusiva, no sentido de se repensar o currículo e as práticas educativas, analisando-as e modificando-as conforme necessidades do educando. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico. Para o procedimento de coleta de dados foi utilizada a observação participante, a análise de documentos oficiais sobre a proposta de formação de professores e da educação inclusiva; entrevistas abertas e semi-estruturadas com os sujeitos participantes. O método de interpretação dos dados seguiu a proposição de Laurence Bardin conhecida como análise de conteúdo. Desta análise surgiram concepções categorizadas abordando o professor como sujeito de sua prática, a reflexão sobre a prática, o ensino e a pesquisa, considerando o professor autor de seu próprio processo de formação e reconhecer que o processo de ensinar exige o processo de aprender sempre. Como resultados, a pesquisa aponta a necessidade de advogar pela constituição de currículos escolares mais abertos para contemplar as necessidades de aprendizagem de alunos com deficiência, é ai que se encontra o maior obstáculo no que se refere à aplicação de uma educação de qualidade para todos. O estudo assinala que a escola que trabalha com a diversidade, o estudante é o foco central de toda ação educacional, e as intervenções devem adequar-se aos indivíduos e não o contrário. Para que isto aconteça à equipe de educadores deve conhecer cada aluno, respeitar suas potencialidades e necessidades, e a elas responder com excelência nas intervenções pedagógicas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/19347/Arquivototal.pdf.jpg*
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