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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9940
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRolim , Cristhine Lucena-
dc.date.accessioned2018-06-12T12:01:19Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:50:52Z-
dc.date.available2018-07-20T23:50:52Z-
dc.date.issued2017-06-12-
dc.identifier.citationROLIM, Cristhine Lucena. Estratégias alternativas de produção no cinema brasileiro contemporâneo: o caso da cooperativa Filmes a granel. 2017. 138 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9940-
dc.description.abstractIn the midst of both technological evolution and democratization of the means for audiovisual production within the 21st century, we are experiencing a moment of effervescence in Cinema with new possibilities for independent film-making through the creative employment of digital technologies. Both the attempt at finding alternative strategies in Brazilian cinema and the arising of novel models for audiovisual production provide an advantageous field for academic studies on social and economic contexts and ways of organization within film-making. I intend to reflect about the recent production process in the Brazilian cinema by observing experiences that seek for solutions that are different from the hegemonic industrial model and that appear as a cornerstone for cinema in the digital era. The study here presented considers the following elements as a tripod for audiovisual production: equipaments, funding, and the team. I suggest that the technical, the economic, and the affective fields are crucial for understanding the above mentioned elements within independent cinema. Within this scenario, the thesis examines modes of production in contemporary cinema by taking the model undertaken by Cooperativa Filmes a Granel from Paraíba state - which is part of what we call the Digital Phase of cinema in Paraíba - as a case study.por
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Cavalcante (leo.ocavalcante@gmail.com) on 2018-06-12T12:01:19Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 3391668 bytes, checksum: 5bfbc005d4bd77755a693aa1e263e444 (MD5)eng
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:50:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Arquivototal.pdf: 3391668 bytes, checksum: 5bfbc005d4bd77755a693aa1e263e444 (MD5) Arquivototal.pdf.jpg: 2195 bytes, checksum: c8ba17d728f69573074791bc0b5f6edd (MD5) Previous issue date: 2017-06-12en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectCinema paraibanopor
dc.subjectTecnologia digitalpor
dc.subjectCooperativa Filmes a Granelpor
dc.subjectProdução audiovisual independentepor
dc.subjectParaíba‘s cinemaeng
dc.subjectDigital technologyeng
dc.subjectCooperativa Filmes a Graneleng
dc.subjectIndependent film-makingeng
dc.titleEstratégias alternativas de produção no cinema brasileiro contemporâneo: o caso da cooperativa Filmes a granelpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lira, Bertrand de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0312893903878140por
dc.description.resumoFrente ao processo de evolução tecnológica e à democratização dos meios de produção audiovisual no século XXI, vivenciamos um momento de efervescência com as possibilidades de realização independente, através da utilização criativa das tecnologias digitais. A busca por estratégias alternativas no cinema brasileiro e o surgimento de novos modelos de produção audiovisual oferecem um terreno profícuo para estudos acadêmicos sobre o contexto socioeconômico e as formas de organização no fazer fílmico. Pretendemos refletir sobre a produção recente, a partir da observação de experiências que buscam soluções diferentes do modelo hegemônico industrial e que constituem em uma mola propulsora para o cinema na era digital. A pesquisa aqui proposta considera como tripé de sustentação para uma produção audiovisual os seguintes elementos: os equipamentos, os recursos financeiros e a equipe. Sugerimos os campos técnico, econômico e afetivo para compreender tais pontos no cinema independente. Diante deste cenário, essa dissertação versa sobre modos de produção no cinema contemporâneo, tendo como estudo de caso o modelo paraibano da Cooperativa Filmes a Granel, que se insere no que chamamos de Fase Digital do cinema na Paraíba.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/19517/Arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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