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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10597
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPOTTER, Jéssica Colaço de Assunção-
dc.date.accessioned2018-07-23T12:01:12Z-
dc.date.available2018-07-05-
dc.date.available2018-07-23T12:01:12Z-
dc.date.issued2018-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10597-
dc.description.abstractThe aim of this study was to analyze 8 reports on Supervised Internships V and VI, conducted at the Instituto dos Cegos de Paraíba, in order to analyze how the undergraduate students in Paraíba materialize the impact of this experience on their reports. Teacher training is a complex process involving many disciplines, contexts and experiences. The Supervised Internship is an integral part of undergraduate courses and is understood as a phase in which a space for critical reflection on the learning acquired through the analysis of reality in the classroom, contributing to the construction of the teaching identity (BUENO, 2009 ). In this work, we seek to focus on the supervised internship context of the UFPB based on the analysis of reports of students who completed their internships between the periods of 2016 and 2017. The cut we propose for the analysis of the reports involves the choice of the internship in context of education considering the importance of discussing in the training issues related to the teaching of people with disabilities and inclusive school. Thus, we analyzed 8 reports of trainees who worked at the Institute of the Blind of Paraíba (ICPAC), seeking to investigate how future teachers perceive the experience of teaching in English for the visually impaired. It is important to note that inclusion is not just about getting a student with special educational needs in a regular classroom, but also offering support to accompany classes and feel integrated into the school. As will be seen, few undergraduate courses address the inclusion theme and are generally not compulsory. Given this reality and the importance of the subject, are future teachers prepared to teach English in heterogeneous rooms with a visual impairment, for example? These and other issues will be discussed throughout the analysis of the reports. Keywords:pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-07-23T12:01:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JCAP05062018.pdf: 669363 bytes, checksum: 15f0ddf19f872a8325780b803e3e461f (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectdeficiência visualpt_BR
dc.subjectestágio supervisionadopt_BR
dc.subjectinclusãopt_BR
dc.subjectlíngua inglesapt_BR
dc.subjectrelatóriospt_BR
dc.titleDeficiência visual e formação docente: uma análise de relatórios de estágio supervisionado de graduandos em Letras- Inglês na UFPB.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pérez, Mariana-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar 08 relatórios referentes às disciplinas de Estágios Supervisionados V e VI, do curso de Letras – Inglês da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizados no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (ICPAC), a fim de analisar de que maneira os graduandos materializam o impacto dessa experiência em seus relatórios. A formação docente se constitui como um processo complexo que envolve inúmeras disciplinas, contextos e experiências. O Estágio Supervisionado é parte integrante dos cursos de licenciatura e entendido como uma fase em que se propicia um espaço para reflexão crítica sobre o aprendizado adquirido por meio da análise da realidade em sala de aula, contribuindo com a construção da identidade docente (BUENO, 2009). Neste trabalho, buscamos focalizar o contexto de estágio supervisionado da UFPB a partir da análise de relatórios de estudantes que realizaram seus estágios entre os períodos de 2016 e 2017. O recorte que propomos para a análise dos relatórios envolve a escolha pelo estágio em contexto de educação especial, considerando a importância de se discutirem, na formação docente, questões relacionadas ao ensino de pessoas com deficiência e escola inclusiva. Assim, buscamos investigar de que forma os futuros docentes percebem a experiência de ensino em língua inglesa para deficientes visuais. Quanto aos resultados, de forma geral, os graduandos justificam a escolha por este espaço de estágio por identificarem uma necessidade de conhecerem e vivenciarem a experiência com estudantes com deficiência (no caso visual). Além disso, comparam as experiências desses alunos em escolas regulares e em escolas especiais, ressaltando a relevância de espaços como o ICPAC para a formação docente. Identificam, ainda, aspectos da estrutura física da escola como relevantes para um acolhimento adequado do aluno com deficiência visual e o trabalho realizado pela professora regente no sentido de elaborar e adaptar de materiais didáticos adequados para seu contexto específico de atuação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

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