Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10606Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | SILVA, Renata dos Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2018-07-23T13:45:41Z | - |
| dc.date.available | 2018-07-05 | - |
| dc.date.available | 2018-07-23T13:45:41Z | - |
| dc.date.issued | 2018-06-07 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10606 | - |
| dc.description.abstract | This paper aims to analyze issues related to female representation in the short story "The Story of an Hour", by the American writer Kate Chopin. As specific objectives we have the analysis of the historical aspects of the feminist waves, previously presented and later analyzed in this tale, as well as the situation of the woman in the 19th century. We will also emphasize the importance of female representation made from the feminine point of view in texts worked in the classroom in elementary and middle schools. This work has as theoretical support the research on feminist theories, pointing out to authors of great relevance such as, Code (2002), which brings important reflections on the three feminist waves; Rooney (2006), with the politics of feminist theory and its inquiries; and Gillespie (2010), who singles out a concern with the representation of the female characters in texts worked in the classroom. Our analysis of the tale calls into question the female representation, notably the one that Kate Chopin denounces, which is Mrs. Mallard's life in "The one-hour story". Our work also comments on the technique of irony which Chopin makes use of in this narrative, remarkably in its conclusion, suggesting, even veiledly, the misrepresented view of men about the real desires of women. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-07-23T13:45:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RSS07062018.pdf: 809612 bytes, checksum: a2a1610c65cdb0eaedf479b62b906b0e (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-23T13:45:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RSS07062018.pdf: 809612 bytes, checksum: a2a1610c65cdb0eaedf479b62b906b0e (MD5) Previous issue date: 2018-06-07 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Kate Chopin | pt_BR |
| dc.subject | mulher | pt_BR |
| dc.subject | representação feminina | pt_BR |
| dc.subject | teoria feminista | pt_BR |
| dc.title | "Corpo e alma livres": Uma leitura do conto The Story of an Hour ,de Kate Chopin | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Mendonça, Jeová Rocha de | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo analisar questões relacionadas à representação feminina no conto “A história de uma hora”, da escritora norte-americana Kate Chopin. Como objetivos específicos temos a análise dos aspectos históricos das ondas feministas, apresentadas previamente e posteriormente analisadas neste conto, bem como a situação da mulher do século XIX. Daremos ênfase também à importância da representação feminina feita sob o ponto de vista feminino em textos trabalhados em sala de aula, nas escolas de ensino fundamental e médio. O trabalho tem o suporte teórico de pesquisas sobre as teorias feministas, apontando autores de grande relevância como, Code (2002), que traz importantes reflexões sobre as três ondas feministas, Rooney (2006), com a política da teoria feminista e suas indagações, e Gillespie (2010), que aponta uma preocupação com a representação dos personagens femininos em textos trabalhados em sala de aula. Nossa análise do conto põe em questão a representação feminina, notadamente aquela que Kate Chopin denuncia em “A história de uma hora” da vida da Sra. Mallard. Nosso trabalho faz menção também à ironia a qual Chopin faz uso para o desfecho final nesta narrativa, sugerindo, mesmo veladamente, a visão deturpada dos homens sobre os reais anseios das mulheres. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Estrangeiras Modernas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RSS07062018.pdf | 790,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
