Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10609
metadata.dc.type: TCC
Title: O ENSINO DA LIBRAS NA ESCOLA MUNICIPAL MADRE TRAUTLINDE AREIA (PB): UMA ANÁLISE DE RELEVÂNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO " EDUCAÇÃO ESPECIAL - UM NOVO OLHAR PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA"
metadata.dc.creator: Silva, Bruno Ferreira da
metadata.dc.contributor.advisor1: Daxenberger, Ana Cristina Silva
metadata.dc.contributor.advisor2: Silva, Magna Lúcia da
metadata.dc.contributor.referee1: Vasconcelos, Betânia Fernandes de
metadata.dc.contributor.referee2: Peixoto, Robson de Lima
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa visa compreender a importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para as crianças matriculadas no ensino regular da Escola Municipal Madre Trautlinde no Município de Areia, Estado da Paraíba, buscando identificaras questões de aceitação, valorização e reconhecimento da cultura surda como também analisar e avaliar o conhecimento dos alunos perante o desenvolvimento do projeto “Educação especial: um novo olhar para a pessoa com deficiência”- PROBEX/MEC/2014”. A pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa-ação, a partir das ações desenvolvidas em um projeto de extensão universitário, que tinha como objetivo o ensino da LIBRAS para crianças do ensino fundamental. Serviram como base teórica Quadros e Schmiedt (2006); Mazzota (2005), Honora; Frizanco (2009) entre outros. Para isso, utilizou-se de questionários semiestruturados para 51 alunos participantes da pesquisa; 51 pais e 4 professores, os quais têm um pouco mais de contato com os alunos, buscando observar qual grau de conhecimento do tema eles têm, a partir do projeto e das aulas da LIBRAS. Os dados foram organizados em três tópicos: Análises dos dados na percepção dos alunos, a percepção dos professores quanto ao ensino da LIBRAS e a percepção dos pais quanto ao ensino da LIBRAS. A partir dos resultados obtidos constatou-se que parte dos alunos já possui certo conhecimento do conceito da LIBRAS e pequeno vocabulário; quanto aos professores, a pesquisa aponta que os mesmos não compreendem claramente o conceito sobre LIBRAS, mas identifica-a como importante na formação das pessoas. Quanto aos pais, a maioria aponta que LIBRAS é importante para filhos e alguns já fazem uso da mesma em casa. O que se constatou com a pesquisa é que o ensino da LIBRAS, ainda é incipiente e necessita ser melhor explorado no cotidiano escolar, para a superação do preconceito com as pessoas surdas e o reconhecimento dos direitos de todos. Por este motivo, ressaltamos a importância da continuidade de trabalhos de extensão universitária com este cunho.
Abstract: This research aims to understand the importance of teaching Brazilian Sign Language (LIBRAS) for children enrolled in regular education of public school Mother Trautlinde in the City of Areia, State of Paraíba, seeking aim to acceptance issues, the valuation and recognition of the deaf culture as well as to analyze and evaluate the students' knowledge during development of the project "Special education: a new look for the person with disabilities". The research is characterized as an action research, from the actions developed in a university extension project, which aimed to the teaching of LIBRAS for elementary school children. Served as theoretical basis Quadros e Schmiedt(2006); Mazzota (2005), Honora; Frizanco (2009) among others. We used semi-structured questionnaires to 51 students participating in the study; 51 parents and 4 teachers which have a little more contact with the students, seeking to observe which level of knowledge about the theme they have, from the project and LIBRAS classes. The data were organized into three topics: Analysis of data on students 'perception, the perception of teachers about the teaching of LIBRAS and the parents' perception about the teaching of LIBRAS. From the results obtained it was found that part of the students already have some knowledge of the concept of LIBRAS and small vocabulary; regarding to the teachers, the research shows that they do not clearly understand the concept of LIBRAS, but they identify it as a important education in the formation of people. As for the parents, the majority stated that LIBRAS is important for children and some already use it at home. What was found through the research is that the teaching of LIBRAS, is still in incipient and it needs to be further explored in the daily school to overcome the prejudice against deaf people and to obtain recognition of the rights of all. For this reason, we emphasize the importance of continuity of university extension work with this character.
Keywords: Inclusão escolar
Língua de sinais brasileira
Extensão universitária
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Biológicas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10609
Issue Date: 27-Feb-2015
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BFS23072018.pdf854,51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.