Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10610
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOLIVEIRA, Taiana Domingos de-
dc.date.accessioned2018-07-23T14:06:04Z-
dc.date.available2018-07-05-
dc.date.available2018-07-23T14:06:04Z-
dc.date.issued2018-06-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10610-
dc.description.abstractThe accompanying changes of the XXI century have also reflected in the teaching of foreign languages (FLT) in Brazil, thereby, teachers are oriented to rethink their formation, inserting, increasingly, new resources in their classrooms, and reflecting on how such changes influence the teaching-learning process (BRAGA, 2013, COSCARELLI and KERSH, 2016). It is necessary that teachers know how to use the New Information and Communication Technologies (NICTs) and its educational purposes. Therefore, it is fundamental that undergraduate students have access during their formation to opportunities to reflect theoretically and methodologically about the use of innovative materials and resources in their classes. Within the scope of undergraduate teacher education courses, the Scholarship Program of Initiation to Teaching (PIBID) allows students in initial teaching education to immerse themselves in the school reality while still in graduation, giving them the experience of acting as teachers and learning from practice. The program promotes to these teachers diverse experiences, such as the space for acquiring knowledge and experience regarding the use of technological resources in the school environment, and the production of multimodal materials connected with the current demands. Based on this reality, this work aims to present some contributions generated to the participants of PIBID according to the analysis of reflective journals and statements of members of the program, focusing on the access and use of different technological resources and their work with multimodality. The analysis of the reports, in line with the reflection about the new demands on FLT, shows that the participation of student-teachers in a project like the PIBID promotes several opportunities for experiencing the classroom reality, especially with regard to the introduction of contemporary materials and approaches in the teaching environment, contributing to a teacher education that is more aligned with the current times.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-07-23T14:06:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TDO04062018.pdf: 600159 bytes, checksum: 3289ab6c5439e3d5fc813c484c7dc9f1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-23T14:06:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TDO04062018.pdf: 600159 bytes, checksum: 3289ab6c5439e3d5fc813c484c7dc9f1 (MD5) Previous issue date: 2018-06-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Inglesapt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectNTICspt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.titleA utilização de novas tecnologias da informação e comunicação e recursos multimodais no subprojeto PIBID Letras-Inglês da UFPB: Contribuições para uma (re)configuração no agir docentept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Jailine Mayara Sousa de-
dc.description.resumoAs mudanças associadas ao século XXI refletiram no ensino de Língua Estrangeira (LE) no Brasil, e, com isso, professores são orientados a repensar sua formação, inserindo, cada vez mais, novos recursos em suas salas de aula e refletindo sobre como tais mudanças influenciam o processo de ensino-aprendizagem (BRAGA, 2013; COSCARELLI e KERSH, 2016). Faz-se necessário que docentes saibam alinhar os usos das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) e seus propósitos educativos. Logo, é fundamental que alunos de licenciatura tenham acesso, durante a sua formação, a oportunidades para refletir teórico e metodologicamente sobre o uso de materiais e recursos inovadores em suas aulas. No âmbito dos cursos de licenciatura, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) possibilita professores em formação inicial a imergirem na realidade escolar enquanto ainda graduandos, oportunizando a eles a experiência de atuar como docentes e aprender com a prática. O programa promoveu a esses professores vivências diversas, como o espaço para aquisição de conhecimento e experiência diante da utilização de recursos tecnológicos no ambiente escolar e produção de materiais multimodais condizentes com as demandas da atualidade. A partir de tal realidade, este trabalho visa apresentar algumas contribuições geradas aos participantes do PIBID de acordo com a análise de relatos reflexivos e depoimentos dos integrantes do programa, tendo como foco o acesso e uso de diferentes recursos tecnológicos e o trabalho com a multimodalidade. A análise dos relatos, alinhada à reflexão sobre as novas demandas quanto ao ensino de LE, evidencia que o vínculo dos professores em formação inicial em um projeto como o PIBID promove diversas oportunidades de vivência em sala de aula, especialmente no que se refere à introdução de materiais e abordagens contemporâneos no ambiente de ensino, contribuindo para uma formação docente mais alinhada com a atualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TDO04062018.pdf586,09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons