Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1080
Tipo: TCC
Título: Avaliação da aprendizagem matemática: o que pensam alunos da rede municipal de ensino de Alagoa Grande - PB.
Autor(es): Chaves, Francisco de Assis.
Primeiro Orientador: Mendes, Márcia Cristiane Ferreira.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo investigar o que pensam os alunos acerca dos instrumentos de avaliação utilizados pelos professores de Matemática de duas escolas: Instituto Desembargador Severino Montenegro, na zona urbana e a escola Cândido Régis de Brito, na zona rural, as duas da rede municipal de ensino, nas séries finais do ensino fundamental, do município de Alagoa Grande – PB. O presente estudo foi estabelecido dentro de uma revisão bibliográfica, investigando desde sua trajetória histórica até os dias atuais, sobre os diferentes instrumentos de avaliações. Partindo do pressuposto de que os métodos de avaliação deveriam ser utilizados pelos professores como forma de conhecer as necessidades e/ou construção de hipóteses dos alunos, e que a escola deveria ser o ambiente de construção contínua de aprendizagem. Desse modo surgiu a necessidade de conhecer o que pensam os alunos acerca dos instrumentos avaliativos de acordo com as restrições de conhecimento a respeito dos instrumentos pelos alunos. Por esse motivo, não foi possível investigar se de fato, as avaliações estão contribuindo no processo de aprendizagem deles. Para o levantamento de dados, foi aplicado um questionário com duas escolas municipais do ensino fundamental, séries finais, 8º ano, no componente curricular Matemática, com quatorze questões objetivas e subjetivas, visando levantar a opinião dos alunos sobre os instrumentos de avaliação utilizados atualmente, e a forma como os professores fazem uso desses instrumentos para orientá-los. Diante dos dados coletados podemos observar que os métodos tradicionais ainda são amplamente utilizados no município em questão no ensino da Matemática, e que os alunos se identificam mais e melhor com os instrumentos tradicionais, principalmente, por não terem tanto acesso a outros que sirvam de referência para a comparação crítica dos mesmos, pois para isso precisariam que além de utilizados houvesse uma continuidade nesse uso. Portanto, a avaliação precisa ser contínua e formativa buscando sempre o desenvolvimento a formação integral dos alunos.
Abstract: The present work of conclusion of course (CBT) aims to investigate what they think the students about the assessment tools used by math teachers from two schools: Judge Severino Institute Montenegro, in the urban area and the school Cândido Régis de Brito, in the countryside, both of municipal education, in the final series of elementary school, in the city of Alagoa Grande-PB. The present study was established in a literature review, investigating since its historical trajectory to the present day, on the different instruments of evaluations. On the assumption that the assessment methods should be used by teachers as a way to meet the needs and/or construction of students ' assumptions, and that the school should be the continuous learning construction environment. Thus arose the need to know what you think about the students evaluation instruments according to the restrictions regarding knowledge of the instruments by the students. For this reason, it has not been possible to investigate whether in fact, evaluations are contributing in their learning process. To the survey data, a questionnaire was applied with two municipal schools of basic education, final series, 8th grade, Math curriculum component, with fourteen objective and subjective questions, aiming to raise students ' opinion about the assessment tools used today, and how teachers make use of these instruments to guide them. On the data collected we can observe that traditional methods are still widely used in the municipality in question in the teaching of mathematics, and the students identify themselves more and better with the traditional instruments, mainly because they have not so much access to others as a reference for comparing criticism of the same, because it would need that in addition to used there was a continuity in this use. Therefore, the evaluation needs to be continuous and always seeking the formative development students' integral formation.
Palavras-chave: Instrumento de avaliação da matemática
Ensino e aprendizagem da matemática
Metodologia de ensino da matemática
Teaching and learning mathematics
Mathematics Assessment Instrument
Methodology of mathematics teaching
Departamento: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1080
Data do documento: 1-Set-2016
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FAC01092016.pdf737,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.