Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1083
Tipo: | TCC |
Título: | Os significados da relação parte/todo, quociente e razão dos números racionais: identificando propostas para aulas de matemática do ensino fundamental com o geogebra. |
Autor(es): | Sousa, George Pereira de. |
Primeiro Orientador: | Assis, Cibelle de Fátima Castro de. |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo discutir os significados da relação parte/todo, quociente razão dos números racionais através de recursos do GeoGebra voltados para o ensino da Matemática escolar. O presente estudo teve como fonte documental os PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e trata-se de uma pesquisa exploratória de análise qualitativa (FIORENTINI; LORENZATO , 2009). Para tanto, a pesquisa ocorreu em três em etapas: Etapa 1: Contextualizar o conjunto dos Números Racionais e o tratamento dado na Matemática escolar, bem como apresentar os significados relação parte/todo, quociente e razão desses números. Etapa 2: Levantar no site do GeoGebra, construções que exemplifiquem o estudo dos números racionais considerando os significados relação parte/todo, divisão e razão. Em seguida identificar objetivos de utilização, metodologia empregada, contribuições e limitações das propostas para o ensino e para a aprendizagem conjunto numérico. Etapa 3: Aplicar um questionário com professores de escolas pública da cidade de Taperoá- PB, e refletir sobre a viabilidade de utilização das construções do GeoGebra encontradas no que diz respeito às potencialidades para a aprendizagem em aulas de matemática. Os sujeitos participantes da pesquisa foram cinco (05) professores do 2° ciclo do Ensino Fundamental da cidade de Taperoá/PB. Ao fim deste trabalho identificamos três construções no GeoGebra voltadas para o Ensino da Matemática Escolar que tratem do estudo dos números racionais. Segundo os professores, o conteúdo de números racionais é de fundamental importância para socialização de situações cotidianas de outros conteúdos. A partir das construções ressaltaram suas contribuições, mas não aprovaram a construção 2, por apresentar um formato diferenciado das convencionais. |
Abstract: | This study aimed to discuss the significance of the relationship part / whole, quotient and reason of rational numbers by GeoGebra resources devoted to the teaching of school mathematics. This study was to document the source PCN - National Curriculum Parameters (BRAZIL, 1997) and it is an exploratory qualitative analysis (FIORENTINI; Lorenzato, 2009). Therefore, the research took place in three steps: Step 1: Contextualizing the set of Rational Numbers and treatment in school mathematics, as well as presenting the meanings part / whole relationship, division and reason for these numbers. Step 2: Lift the GeoGebra site, buildings that exemplify the study of rational numbers considering the meanings part / whole relationship, division and reason. Then identify use of objective, methodology, contributions and limitations of proposals for teaching and for learning numerical set. Step 3: Apply a questionnaire with teachers from public schools in Taperoá- PB, and reflect on the feasibility of using GeoGebra constructions found with regard to the potential for learning in math classes. The subjects of the research were five (05) of 2 ° elementary school teachers of the cycle of the city of Taperoá / PB. At the end of this study identified three buildings in GeoGebra geared for School Mathematics Teaching dealing with the study of rational numbers. According to teachers, the content of rational numbers is of fundamental importance for socialization of everyday situations other content. From the buildings highlighted their contributions but not approved the construction 2, because of a different format from conventional. Key |
Palavras-chave: | Software Geogebra Números racionais Rational numbers Teaching and learning mathematics Ensino e aprendizagem da matemática |
Departamento: | Matemática |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1083 |
Data do documento: | 5-Set-2016 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GPS05092016.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.