Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1085
metadata.dc.type: TCC
Title: O uso da internet em sala de aula: os discursos docentes de uma cidade do interior da Paraíba.
metadata.dc.creator: Luna, Maria José Oliveira.
metadata.dc.contributor.advisor1: Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo apontar o que os professores do município de Guarabira, de uma escola Estadual, desenvolvem quanto às dificuldades de inserir a Tecnologia na Escola, para tal, através de questionários e de observação provinda pelas disciplinas de Estagio Supervisionado II e IV, coletamos dados sobre as dificuldades do uso de Tecnologia no contexto inserido e como os discentes, utilizam-se deste recurso. Após essa coleta de dados, formais e informais, analisamos os dados obtidos tecendo considerações teóricas. Para catálogo de dados formais, um de nossos instrumentos de coleta foi o questionário. Para desenvolvimento do trabalho efetivamos uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, e nossa revisão bibliográfica foi marcada por vários autores, entre eles Valente (2002), Weigand e Weth (2002) e Friedmann e Pocher (1977). Entre as contribuições de nosso trabalho, a comunidade científica, podemos destacar que retratamos a realidade do Ensino de Matemática do município de Guarabira, e como sugestões de pesquisas futuras incitamos uma investigação quanto as discrepâncias e afinidades entre os discursos dos agentes escolares, de modo formal e não formal, bem como uma ampliação da amostra da pesquisa, para ver se os resultados se sustentam ou se emergem novas variáveis que possam responder os questionamentos que surgem de nossa pesquisa.
Abstract: This paper aims to point out that teachers in the city of Guarabira, a State school, develop as the difficulties of entering the Technology School, for this, through questionnaires and observation stemmed the disciplines of Estágio Supervisionado II and IV, collect data on the difficulties of technology use in the inserted and how the students context, use of this resource. After this data collection, formal and informal, we analyze the data obtained weaving theoretical considerations. To catalog formal data, one of our instruments collection was the questionnaire. For development work effected a descriptive, qualitative, and our literature review was marked by several authors, including Valente (2002), Weigand and Weth (2002) and Friedmann and Pocher (1977). Among the contributions of our work, the scientific community, we can highlight that portray the reality of Guarabira municipality of Mathematics Teaching, and how future research suggestions can an investigation into the discrepancies and similarities between the discourses of school agents, formal and non formal as well as a larger sample survey to see if the results hold up or emerging new variables that can answer the questions that arise from our research.
Keywords: Matemática
Internet
Recursos tecnológicos
Mathematics
Internet
Technology resources
metadata.dc.publisher.department: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1085
Issue Date: 5-Sep-2016
Appears in Collections:TCC - Matemática (EAD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MJOL05092016.pdf516,34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.