Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1090
metadata.dc.type: TCC
Title: As possibilidades do uso da calculadora no ensino de Matemática financeira.
metadata.dc.creator: Pereira, José Antonio.
metadata.dc.contributor.advisor1: Angelo, Cristiane Borges.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho monográfico tem por objetivo geral apresentar e discutir uma proposta de sequência didática de atividades que explorem as possibilidades do uso da calculadora no ensino de matemática financeira, na educação básica, procurando evidenciar uma maneira de abordar o assunto. Os objetivos específicos são: relatar a experiência vivenciada em sala de aula em que a calculadora foi utilizada como recurso para o ensino de Matemática Financeira, verificar nos livros didáticos do Ensino Médio utilizados nas escolas públicas de Cuité de Mamanguape a presença de atividades explorando a calculadora no ensino de Matemática Financeira e elaborar uma sequência de atividades envolvendo a calculadora para o ensino de Matemática Financeira. A elaboração deste trabalho teve como base as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) como também dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e de artigos e dissertações de alguns matemáticos. Na qual teve como base os estudos realizados e investigados por outros autores que defendem a inserção da calculadora nesse processo ensino aprendizagem. Ainda mais, buscou-se orientações que norteassem as possibilidades do uso da calculadora no ensino de Matemática, a exemplo da Matemática financeira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica. Procura-se proporcionar maior qualidade na exploração de resolução de problemas, ligados a Matemática financeira. Sendo assim, quanto a inserção da calculadora em sala de aula, para a realização de resolução de problemas de Matemática financeira, o ganho de tempo será notório assim como também o aprendizado do discente.
Abstract: This monographic has the objective to present and discuss a proposed didactic sequence of activities that explore the possibilities of using the calculator on financial mathematics teaching, basic education in order to show a way to broach the subject. The specific objectives are: to report the lived experience in the classroom when the calculator was used as a resource for Financial Mathematics teaching, check in textbooks of high school used in public schools of Cuité Mamanguape of the presence of activities exploring the calculator in teaching of financial mathematics and develop a sequence of activities involving the calculator for Financial Mathematics teaching. The preparation of this work was based on the Curriculum Guidelines for Secondary Education ( OCEM ) as well as the National Curriculum Parameters (PCN) and articles and dissertations of some mathematicians. In which it was based on studies and investigated by other authors who advocate Calculator insertion in this teaching -learning process. Furthermore, we sought to guidelines the guide calculator use the possibilities in the teaching of mathematics, such as the financial mathematics. This is a qualitative research, bibliographical. Wanted provide greater quality in the exploitation of solving problems linked to financial mathematics. Thus, the insertion of the calculator in the classroom, to perform troubleshooting of financial mathematics, the time savings will be noticeable as well as the learning of the student.
Keywords: Matemática financeira
Educação básica
Calculadora
Calculator
Financial Mathematics
Basic education
metadata.dc.publisher.department: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1090
Issue Date: 5-Sep-2016
Appears in Collections:TCC - Matemática (EAD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAP05092016.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.