Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10961Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | ARAÚJO, Básia Roberta Lucena Cardoso | - |
| dc.date.accessioned | 2018-07-24T12:01:14Z | - |
| dc.date.available | 2018-07-05 | - |
| dc.date.available | 2018-07-24T12:01:14Z | - |
| dc.date.issued | 2018-06-07 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10961 | - |
| dc.description.abstract | The main objective of this final paper is to analyze, under the support of the popular song, poetry and the studies of genre, three songs of the singer and composer Gilberto Gil, respectively, “Pai e mãe”, from the album entitled Refazenda (1975), “Sandra”, from the album Refavela (1977) and “Super-Homem, a canção”, from the album Realce (1979), in an attempt to raise questions about the places of speech as well as bodies of the feminine and masculine genres. To reflect on songs and poetic texts, we used the studies of Carlos Rennó (2003) and Luiz Tatit (2004). With regard to gender studies, we used the studies of Cristina Stevens (2005), Elizabeth Grosz (2000) and Elisabeth Badinter (1993). Among the results of the research, we observed a dimension of Gilberto Gil that has not yet been widely explored, namely, the construction of gender identity under the most recent focus of this discussion, in which we hope to contribute for other researchers to dwell on the studies of genre in popular song. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-07-24T12:01:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) BRLCA07062018.pdf: 673673 bytes, checksum: 43b93a7b53ebd8b41b946404ee8e2b30 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-24T12:01:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) BRLCA07062018.pdf: 673673 bytes, checksum: 43b93a7b53ebd8b41b946404ee8e2b30 (MD5) Previous issue date: 2018-06-07 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Canção popular | pt_BR |
| dc.subject | Gilberto Gil | pt_BR |
| dc.subject | Poesia | pt_BR |
| dc.subject | Estudos de gênero | pt_BR |
| dc.title | O feminino e o masculino nas canções Pai e mãe, Sandra e Super-homem - a canção, de Gilberto Gil | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Gualberto, Ana Cláudia Félix | - |
| dc.description.resumo | O objetivo principal deste trabalho é analisar, sob o amparo da canção popular, da poesia e dos estudos de gênero, três canções do cantor e compositor Gilberto Gil, respectivamente, “Pai e mãe”, do disco Refazenda (1975), “Sandra”, do disco Refavela (1977) e “Super-Homem, a canção”, do disco Realce (1979), em busca de suscitar questionamentos a respeito dos lugares de fala, bem como de corpos dos gêneros feminino e masculino. Para refletirmos sobre as canções e os textos poéticos, nos valemos dos estudos de Carlos Rennó (2003) e de Luiz Tatit (2004). No que diz respeito aos estudos de gênero, partimos das reflexões de Cristina Stevens (2005), de Elizabeth Grosz (2000) e de Elisabeth Badinter (1993). Dentre os resultados da pesquisa, observamos uma dimensão de Gilberto Gil que ainda não foi amplamente explorada, qual seja, a construção da identidade de gênero sob o enfoque mais recente dessa discussão, no que esperamos contribuir para que outros pesquisadores se detenham sobre os estudos de gênero na canção popular. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| BRLCA07062018.pdf | 657,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
