Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10961| Tipo: | TCC |
| Título: | O feminino e o masculino nas canções Pai e mãe, Sandra e Super-homem - a canção, de Gilberto Gil |
| Autor(es): | ARAÚJO, Básia Roberta Lucena Cardoso |
| Primeiro Orientador: | Gualberto, Ana Cláudia Félix |
| Resumo: | O objetivo principal deste trabalho é analisar, sob o amparo da canção popular, da poesia e dos estudos de gênero, três canções do cantor e compositor Gilberto Gil, respectivamente, “Pai e mãe”, do disco Refazenda (1975), “Sandra”, do disco Refavela (1977) e “Super-Homem, a canção”, do disco Realce (1979), em busca de suscitar questionamentos a respeito dos lugares de fala, bem como de corpos dos gêneros feminino e masculino. Para refletirmos sobre as canções e os textos poéticos, nos valemos dos estudos de Carlos Rennó (2003) e de Luiz Tatit (2004). No que diz respeito aos estudos de gênero, partimos das reflexões de Cristina Stevens (2005), de Elizabeth Grosz (2000) e de Elisabeth Badinter (1993). Dentre os resultados da pesquisa, observamos uma dimensão de Gilberto Gil que ainda não foi amplamente explorada, qual seja, a construção da identidade de gênero sob o enfoque mais recente dessa discussão, no que esperamos contribuir para que outros pesquisadores se detenham sobre os estudos de gênero na canção popular. |
| Abstract: | The main objective of this final paper is to analyze, under the support of the popular song, poetry and the studies of genre, three songs of the singer and composer Gilberto Gil, respectively, “Pai e mãe”, from the album entitled Refazenda (1975), “Sandra”, from the album Refavela (1977) and “Super-Homem, a canção”, from the album Realce (1979), in an attempt to raise questions about the places of speech as well as bodies of the feminine and masculine genres. To reflect on songs and poetic texts, we used the studies of Carlos Rennó (2003) and Luiz Tatit (2004). With regard to gender studies, we used the studies of Cristina Stevens (2005), Elizabeth Grosz (2000) and Elisabeth Badinter (1993). Among the results of the research, we observed a dimension of Gilberto Gil that has not yet been widely explored, namely, the construction of gender identity under the most recent focus of this discussion, in which we hope to contribute for other researchers to dwell on the studies of genre in popular song. |
| Palavras-chave: | Canção popular Gilberto Gil Poesia Estudos de gênero |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10961 |
| Data do documento: | 7-Jun-2018 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| BRLCA07062018.pdf | 657,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
