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metadata.dc.type: TCC
Title: Segredo, Segredíssimo: interfaces entre a literatura e o abuso sexual infantil
metadata.dc.creator: SILVA, Denice Éllen Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodrigues, Hermano de França
metadata.dc.description.resumo: No decorrer dos séculos, a literatura infantil foi vista de diversas formas, e questionada quanto à sua natureza. As primeiras manifestações dessa vertente literária surgiram na França, no século XVIII, onde foi vista como um gênero menor e associada, de maneira negativa, a mero entretenimento. No Brasil, o surgimento da literatura infantil se deu no final do século XIX, período marcado pela chegada da República. À literatura infantil brasileira coube, nesse período, o papel de perpetuadora da cultura vigente. Apesar dos impasses em volta da literatura infantil, desde o seu surgimento, ela tem conquistado e influenciado o desenvolvimento dos seus pequenos leitores. Tendo em mente a pluralidade da literatura infantil, objetivamos estabelecer uma relação desta com o abuso sexual infantil, a partir de proposições levantadas por teóricos da Psicologia. O abuso interfere diretamente no desenvolvimento da criança e pode lhe causar danos de caráter físico, psicológico, social, entre outros, manifestados tanto na infância, quanto na vida adulta. Diante dessa severa realidade, investigamos, no presente estudo, a possibilidade de a literatura infantil estabelecer o diálogo com a criança vítima do abuso sexual, de modo a ajudá-la, através de uma linguagem acessível, a compreender e lidar com essa situação. Para melhor compreendermos a aplicabilidade dessa produção literária, utilizamos o livro Segredo Segredíssimo, de Odívia Barros (2011). Como resultados desse estudo, concluímos que a literatura infantil, em diálogo com a temática do abuso sexual, pode proporcionar à criança uma compreensão, de maneira lúdica, da natureza desse ato, e mostrar possíveis soluções que amenizem as proporções das consequências. Esta pesquisa embasou-se especialmente nas contribuições de Lajolo e Zilberman (1999), Coelho (1984; 2010), Hunt (2013), Amazzaray e Koller (1998), Costa (2002), Romero (2007), Labadessa e Onofre (2010), Shaefer (2012) e Papalia e Feldman (2013).
Abstract: Throughout the centuries, children's literature has been seen in various ways, and questioned as to its nature. The first manifestations of this literary strand arose in France in the eighteenth century, where it was seen as a minor genre and associated, in a negative way, with mere entertainmentIn Brazil, the emergence of children's literature occurred at the end of the nineteenth century, a period marked by the arrival of the Republic. To the Brazilian children's literature, during this period, fell the responsability of the role of perpetuator of the current culture. Despite the impasses surrounding children's literature, since its inception it has conquered and influenced the development of its small readers. Having in mind the plurality of children's literature, we aim to establish a relationship with child sexual abuse, based on propositions raised by psychology theorists. The abuse directly interferes with the development of the child and can cause physical, psychological, and social, among other damages, manifested both in childhood and in adult life. Faced with this severe reality, we investigated in the present study the possibility of children's literature establishing dialogue with the child victim of sexual abuse, in order to help her, through an accessible language, to understand and deal with this situation. To better understand the applicability of this literary production, we use the book Segredo Segredíssimo (Secret very secret), by Odívia Barros (2011). As a result of this study, we conclude that children's literature, in dialogue with the subject of sexual abuse, can provide children, with a playful understanding, the nature of this act and show possible solutions that mitigate the proportions of the consequences. This research was based on the contributions of Lajolo and Zilberman (1999), Coelho (1984, 2010), Hunt (2013), Amazzaray and Koller (1998), Costa (2002), Romero (2007), Labadessa and Onofre (2010), Shaefer (2012) and Papalia and Feldman (2013).
Keywords: Literatura Infantil Brasileira
Abuso sexual infantil
Desenvolvimento infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10965
Issue Date: 8-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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