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metadata.dc.type: TCC
Title: De narrador observador à narrador personagem: as contribuições das tendências descritivas para a construção da dramaticidade da personagem Baleia no romance Vidas Secas
metadata.dc.creator: SILVA, Érica Carneiro da
metadata.dc.contributor.advisor1: França, Hermano Rodrigues de
metadata.dc.description.resumo: Descrever é um método muito utilizado por vários escritores. Essa categoria é considerada fundamental para a construção da dramaticidade da ambientação e, principalmente, dos personagens da narrativa. Georg Lukács (1968) defende a tese de que a presença da descrição é fundamental para afirmar, na ambientação e nos personagens, o tipo particular que é cada um deles e seu grau de dramaticidade. Já Candido, no livro A personagem de ficção (1968), fomenta a importância da descrição humanística para construção de um bom personagem. No romance Vidas Secas (1938), essa categoria é determinante na obra para a construção não só da ambientação, mas, principalmente, para construção dos personagens. Baleia é um exemplo de como a descrição e todo jogo descritivo que a envolvem, se alterna entre o ponto de vista do narrador e da própria personagem. E isso agrega fortemente no que se alude à construção de um personagem rodeado de dramas. Maicon Teffel, no seu livro Breve estudo sobre foco narrativo (2008), explica, baseado na teoria do foco narrativo de Norman Friedman, como se dá essas mudanças de ponto de vista numa narrativa. Tais recursos são deliberativos para que seja possível, de forma original, impulsionar a reflexão sobre diversas esferas e dogmas de nossas vidas.
Abstract: Describing is a method widely used by many writers. This category is considered fundamental for the construction of the drama of the setting and especially of the characters of the narrative. Georg Lukács (1968) defends the thesis that the presence of the description is fundamental to affirm, in the setting and the characters, the particular type that is each one of him and his degree of dramaticity. Already Candido, in the book The character of fiction "(1968) fosters the importance of the humanistic description to build a good character. In the novel Vidas Secas (1938) this category is determinant in the work for the construction not only of the setting, but, mainly, for the construction of the characters. Baleia is an example of how the description and all descriptive game involving it, alternate between the point of view of the narrator and the character itself. And this adds strongly to what is alluded to the construction of a character surrounded by dramas. Maicon Teffel in his book Brief Study on Narrative Focus (2008) explains, based on Norman Friedman's theory of narrative focus, how these changes of point of view are given in a narrative. Such resources are deliberative so that it is possible, in an original way, to stimulate the reflection on diverse spheres and dogmas of our lives.
Keywords: Descrição
Vidas Secas
Dramaticidade
personagem
Baleia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10967
Issue Date: 8-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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