Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10976
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorASSIS, Felipe Sósthenes Ferreira de-
dc.date.accessioned2018-07-24T13:46:19Z-
dc.date.available2018-07-05-
dc.date.available2018-07-24T13:46:19Z-
dc.date.issued2018-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10976-
dc.description.abstractJoão Cabral de Melo Neto, author who will be addressed in this work, is considered by many scholars as unclassifiable, considering that his works present widespread characteristics of diverse literary schools. However, it is more common to find his name appearing among the authors of the third phase of the Modernism in Brazil, the so-called “Generation of 45”, although this approximation is exclusively due to chronological criteria. To the poet of the Capibaribe’s River are attributed several nicknames, among them the "poet of the less" and "anti-lyric", however we will try to approach the presence of the lyricism in some of his poems, emphasizing some sub-themes which are in the lyrical genre, as the woman, the eroticism and the state of the individual soul. Nevertheless, the way that we will try to approach the lyricism seeks to meet, first, the most general view about the genre and, later, to demonstrate that the lyricism found in the work of the author from Pernambuco differs from the great majority of authors, being something more directed to the elaboration of the “lyrical self” as a fictitious being, typical to the convention of the lyrical genre.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-07-24T13:46:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) FSFA07062018.pdf: 474668 bytes, checksum: bc34e0224a2c48d850218e616546b071 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-24T13:46:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) FSFA07062018.pdf: 474668 bytes, checksum: bc34e0224a2c48d850218e616546b071 (MD5) Previous issue date: 2018-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPoesia líricapt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectErotismopt_BR
dc.subjectEstado de almapt_BR
dc.titleEros e o engenheiro: presença do lirismo em João Cabral de Melo Netopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferraz Júnior, Expedito-
dc.description.resumoJoão Cabral de Melo Neto, autor que abordaremos neste trabalho, é considerado por muitos estudiosos como inclassificável, tendo em vista que suas obras apresentam características presentes em escolas literárias distintas. No entanto, é mais comum encontrarmos seu nome figurando entre os autores da terceira fase do Modernismo no Brasil, a chamada Geração de 45, embora esta aproximação se deva a critérios exclusivamente cronológicos. Ao poeta do Capibaribe são atribuídas várias alcunhas, dentre elas a de “poeta do menos” e “antilírico”, todavia procuraremos abordar a presença do lirismo em alguns de seus poemas, enfatizando alguns subtemas contidos no gênero lírico, como a mulher, o erotismo e o estado de alma individual. Todavia, a forma que buscaremos abordar o lirismo busca satisfazer, primeiramente, a visão mais geral que se tem sobre o gênero e, posteriormente, demonstrar que o lirismo encontrado no autor pernambucano difere da grande maioria, sendo algo mais direcionado à elaboração do eu como ser fictício, próprio da convenção do gênero lírico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FSFA07062018.pdf463,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons