Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10985
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERREIRA, Kallygênesis Filgueiras de Sousa-
dc.date.accessioned2018-07-24T14:48:58Z-
dc.date.available2018-07-05-
dc.date.available2018-07-24T14:48:58Z-
dc.date.issued2018-06-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10985-
dc.description.abstractIn this work, we analyze broadly the continuous speech-writing in the WhatsApp applicative, observing the language used by people who were born and who were not born in the digital age, for that, we examine the language used by the students of the first year "B" of a school in João Pessoa/PB, as well as that used by the teacher and the trainee of the same school. The methodological criteria used in the research were the students/participants who interacted most in all the conversations and the subjects related to the school routine, this criterion also served to choose the dialogues between the teacher and the trainee. In order to base our research, we use as theoretical contribution the following authors: Dutra and Simões (2014), Koch and Elias (2009), Marcuschi (2001/2008), Reis (2013), Magnabosco (2009) and Komesu and Tenani (2009). After analyzing the excerpts of the dialogues, we conclude that, although writing is not a representation of speech, it is possible to perceive the marks of orality in the texts written in this applicative, and we also found that “internetês” is the predominant language among students, if compared to their use by the teacher and the trainee.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-07-24T14:48:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) KFSF06062018.pdf: 8455926 bytes, checksum: f2c5b61b7debd5f1719c10bd8b0269d1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-24T14:48:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) KFSF06062018.pdf: 8455926 bytes, checksum: f2c5b61b7debd5f1719c10bd8b0269d1 (MD5) Previous issue date: 2018-06-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFala-Escritapt_BR
dc.subjectInternetêspt_BR
dc.subjectWhatsapppt_BR
dc.titleAnálise do contínuo fala-escrita no aplicativo WhatsApp.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pedrosa, Juliene Lopes Ribeiro-
dc.description.resumoNeste trabalho, analisamos, em linhas gerais, o contínuo fala-escrita no aplicativo WhatsApp, observando a linguagem utilizada por pessoas que nasceram e que não nasceram na era digital, isto é, examinar a linguagem usada pelos estudantes da turma “B” de 1° ano de uma escola estadual, em João Pessoa/PB, assim como a usada pela docente e pela estagiária da mesma escola. Os critérios metodológicos utilizados na pesquisa foram os alunos/participantes que mais interagiram em todas as conversações e os temas relacionados ao cotidiano escolar, este critério serviu também à escolha dos diálogos entre a docente e a estagiária. Para fundamentarmos nossa pesquisa, utilizamos como aporte teórico os seguintes autores: Dutra e Simões (2014), Koch e Elias (2009), Marcuschi (2001/2008), Reis (2013), Magnabosco (2009) e Komesu e Tenani (2009). Após procedermos à análise dos trechos dos diálogos, concluímos que, apesar de a escrita não ser representação da fala, é possível perceber as marcas da oralidade nos textos escritos neste aplicativo, assim como constatamos que o internetês é a linguagem predominante entre os estudantes, se comparado ao seu uso pela professora e pela estagiária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KFSF06062018.pdf8,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons