Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10993
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Larissa Brito dos-
dc.date.accessioned2018-07-25T11:22:57Z-
dc.date.available2018-07-05-
dc.date.available2018-07-25T11:22:57Z-
dc.date.issued2018-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10993-
dc.description.abstractThis work is concerned on the analyses on the similarities and dissimilarities between literary and cinematographic language. The analyses is based on the hypothesis that it may be possible to apply cinema as an alternative to literature, providing readers and spectators an aesthetic experience in terms of quality, guiding them to their emancipation. In order to understand how the functional of an audiovisual narrative is established, the Wolfgang Iser’s concept of textual perspective in literary Anthropology was considered. The possibility of emancipation through the use of aesthetic experience provided by the cinema is justified according to two mainly reasons. Firstly, the process of construction of an audiovisual narrative is similar to the procedures that are used in literary texts. Secondly, the cinematographic theory establishes itself based on the literature theories, considering all existing indiosyncrasies. Furthermore, literary Anthropology is able to emphasize the similarities between literary language and cinematographic language. It is possible by explaining the inner procedures performed by the individual during his own process of designating sense. In its turn, the process of designating sense is complex and goes beyond literature turning a fictionalization subject into an anthropological one. After analyzing the TV series ‘The Affair’, it was possible to understand how textual perspectives have been alternated constantly as an attempt to reach an intentional perspective, which could embrace the work in its totality. Consequently, literature and cinema appear to be two interchangeable manners of achieving a common goal, i.e., readers and spectators' emancipation through aesthetic experience in order to rectify human’s necessity of fictionalization.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-07-25T11:22:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LBS05062018.pdf: 1065468 bytes, checksum: 5523b5204fb54c6a09ab1124c457468f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-25T11:22:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LBS05062018.pdf: 1065468 bytes, checksum: 5523b5204fb54c6a09ab1124c457468f (MD5) Previous issue date: 2018-06-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectAntropologia Literáriapt_BR
dc.subjectPerspectivas Textuaispt_BR
dc.titleCaminhos intercambiáveis entre Literatura e Cinema: perspectivas textuais em The Affair.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Carmem Sevilla Gonçalves dos-
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em uma análise das semelhanças e dissemelhanças entre a linguagem literária e a cinematográfica, a partir da hipótese de que é possível utilizar o cinema como caminho intercambiável à literatura para uma experiência estética de qualidade que resulte na emancipação do sujeito leitor/espectador. Para isso, utilizamos o conceito de perspectivas textuais, formulado por Wolfgang Iser na Antropologia Literária, para compreender como as categorias de narrador, personagem, enredo e ficção do leitor se estabelecem em uma narrativa audiovisual, a saber, a série estadunidense The Affair. Justifica-se a possibilidade de emancipação a partir da experiência estética proporcionada pelo cinema, pois a forma como a narrativa se constrói é deveras similar aos procedimentos utilizados nos textos literários e a própria teoria cinematográfica fundamentou-se nas teorias da literatura para se estabelecer, levando em consideração as idiossincrasias pertencentes a cada suporte. A Antropologia Literária é capaz de evidenciar as similaridades entre as duas linguagens justamente por explicitar os procedimentos internos realizados pelo indivíduo no processo de atribuição de sentido que extrapola a literatura e assume o território da própria existência, tornando a ficcionalização como algo antropológico, portanto, capaz de ser observado também em outras formas de arte, dentre elas, o cinema. Com a análise da série The Affair foi possível compreender como as perspectivas textuais estão sendo constantemente alternadas em busca de um ponto de vista intencionado, capaz de abranger a totalidade da obra e estabelecer sentido, guiado pela estrutura de tema e horizonte, confirmando as hipóteses acima formuladas. Logo, literatura e cinema, a partir da Antropologia Literária, parecem ser caminhos intercambiáveis para o mesmo fim: a experiência estética, de caráter emancipador e capaz de suprir a necessidade humana de ficcionalização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LBS05062018.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons