Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, Jossivan Lopes.-
dc.date.accessioned2012-08-08T19:06:10Z-
dc.date.available2012-08-08T19:06:10Z-
dc.date.issued2012-08-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10-
dc.description.abstractThis paper aims to show the importance of information technology in education as well as analyze the potential and limitations of the software GeoGebra in teaching and learning of trigonometry. We support them in the didactic resources of the State School of Elementary and Secondary Education Mr Levi Olimpio Ferreira. Our research also aims to answer the following questions: What contributions GeoGebra Dynamic Geometry software can bring to the teaching and learning of trigonometry, the GeoGebra software allows the student to understand the relationships and properties of trigonometry, and what strategies students use to learn trigonometry through the software? To that end, we developed and implemented a chapter of investigative activities. The methodological intervention was performed with second graders to high school in a public school in the town of Bentley, PB. We take as the theoretical basis of mathematical didactics, adopting the concepts of Borba and Penteado (2007), Valente (1999), and Assi Bezerra (2010) and Zulatto (2002, 2007) regarding the use of Information Technology (IT) in classroom mathematics. To prepare the investigative activities, we adopt the views of Bridge, Brocardus and Oliveira (2005) and Ernest (1996).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2012-08-08T19:06:10Z No. of bitstreams: 1 JLL08082012.pdf: 1538494 bytes, checksum: 9896ec690117bb604aedf440150704a0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-08-08T19:06:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JLL08082012.pdf: 1538494 bytes, checksum: 9896ec690117bb604aedf440150704a0 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesPombal, PB, 2011.-
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.subjectGeoGebra-
dc.subjectTeaching and learning mathematics-
dc.subjectTrigonometry-
dc.titleUma proposta de ação didática em trigonometria baseada no software GeoGebrapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Antônio Sales da.-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo mostrar a importância da tecnologia informática na educação bem como analisar as potencialidades e limitações do software GeoGebra no ensino e aprendizagem de Trigonometria. Apoiamos-nos em recursos didáticos presentes da Escola Estadual de ensino Fundamental e Médio Deputado leví Olimpio Ferreira. A nossa pesquisa pretende também responder as seguintes questões: Que contribuições o software de Geometria Dinâmica GeoGebra pode trazer para o ensino e a aprendizagem de Trigonometria; o software GeoGebra permite ao aluno compreender as relações e propriedades da trigonometria; e quais estratégias os alunos recorrem ao aprender trigonometria por meio do software? Para tanto, foi elaborado e aplicado um capítulo de atividades investigativas. A intervenção metodológica foi realizada com alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de São Bentinho, PB. Tomamos como base o referencial teórico da Didática da Matemática, adotando as concepções de Borba e Penteado (2007), Valente (1999), Assis e Bezerra (2010) e Zulatto (2002, 2007) no que se refere ao uso da Tecnologia Informática (TI) na sala de aula de Matemática. Para elaborar as atividades investigativas, adotamos as concepções de Ponte, Brocardo e Oliveira (2005) e Ernest (1996).-
dc.publisher.departmentMatemática-
dc.audience.educationlevelBezerra, Maria da Conceição Alves.-
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JLL08082012.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.