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metadata.dc.type: TCC
Title: PROMEB: As contribuições de um estágio não obrigatório na formação acadêmica dos graduandos de Letras - Português da UFPB.
metadata.dc.creator: SILVA, Nilma Barros
metadata.dc.contributor.advisor1: Esvael, Eliana Vasconcelos da Silva
metadata.dc.description.resumo: A formação de professores, seja ela inicial ou continuada, ainda é um grande desafio para formadores da Universidade. Nas licenciaturas, o estágio é uma das boas possibilidades para intervir na qualidade da formação dos graduandos e também dos professores que já atuam em sala de aula para a formção dos. Esse trabalho analisa o estágio não obrigatório estabelecido no Programa de Melhoria Básica Educação (PROMEB). Trata-se de um programa em parceria entre a Universidade Federal da Paraíba – UFPB - e a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, cujo principal objetivo é contribuir com a complementação da formação inicial do licenciando e, ao mesmo tempo, com a melhoria da qualidade no Ensino Básico, envolvendo seus professores e alunos. O presente trabalho é uma pesquisa quantiqualitativa e analisa dados de três edições do PROMEB, de 2013, 2015 e 2016, com o objetivo de mostrar de que maneira ou que tipos de contribuições um estágio não obrigatório pode ter na a vida e na formação dos estagiários do curso de Letras-Português da UFPB. Buscamos apoios teóricos em Pimenta e Lima (2012), Barreiro e Gebran(2006), Brito (2007), Projeto Pedagógico do Curso de Letras (2006), dentre outros. Os resultados revelam que a relação teoria e prática não fica só na teoria, ela acontece de modo bastante singular durante a atuação do estagiário do PROMEB em sala de aula. De modo geral, os resultados apontam para a efetiva contribuição do programa para a melhoria do ensino básico e da formação do licenciando em Letras-Português.
Abstract: Teacher training, whether initial or continuing, is still a major challenge for University trainers. In the undergraduate programs, the internship is one of the good possibilities to intervene in the quality of the training of undergraduates and also of the teachers who already act in the classroom. This paper analyzes the non-compulsory stage established in the Basic Education Improvement Program (PROMEB). This is a program in partnership between the Federal University of Paraíba - UFPB - and the Education Department of the State of Paraíba, whose main objective is to contribute to complementing the initial training of the licensing and, at the same time, improving the quality in Basic Education, involving its teachers and students. The present work is a quantitative analysis and analyzes data from three editions of PROMEB, from 2013, 2015 and 2016, with the aim of showing how or what types of interference a non-mandatory stage can have in the life and training of trainees of the Portuguese-language course of UFPB. We seek theoretical support in Pimenta and Lima (2012), Barreiro and Gebran (2006), Brito (2007), Pedagogical Project of the Course of Letters (2006), among others. The results reveal that the theory and practice relationship is not only in theory, it happens quite singularly during the PROMEB internship in the classroom. In general, the results point to the effective contribution of the program to the improvement of basic education and the training of licensing in Lyrics-Portuguese.
Keywords: estágio não obrigatório
relação teoria e prática
PROMEB
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11001
Issue Date: 6-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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