Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11004
Tipo: | TCC |
Título: | Amor e Afetividade no Pequeno Princípe, de Antoine de Saint-Exupéry. |
Autor(es): | TAVARES, Priscila Oliveira |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Hermano de França Rodrigues |
Resumo: | Tendo por base as lições extraídas da obra O Pequeno Príncipe, o estudo objetivou analisar os atributos do amor e da afetividade e como seu emprego no processo de ensino/aprendizagem pode influenciar na aprendizagem e na socialização de indivíduos. Para responder às questões norteadoras foi realizada uma consulta em livros, artigos e sites online correlacionando com os ensinamentos deduzidos do texto. Constatou-se que conflitos interpessoais podem interferir no aprendizado e nas relações sociais, portanto a utilização da literatura agregando amor e afetividade nas práticas pedagógicas poderá contribuir para um desenvolvimento cognitivo eficaz, bem como em transformações comportamentais de socialização e de autoestima. A pesquisa concluiu que o emprego da literatura no processo de ensino/aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento intelectual e emocional, por proporcionar a construção de conceitos significantes para o relacionamento interpessoal de forma lúdica e agradável. Espera-se a continuidade em pesquisas sobre o tema, assim como que o estudo favoreça a motivação à reflexão de educadores que desejam oferecer uma educação pautada em um aprendizado mais humanizado. |
Abstract: | Based on the lessons learned from The Little Prince, the study aimed to analyze the attributes of love and affectivity and how its use in the teaching / learning process can influence the learning and socialization of individuals. In order to answer the guiding questions, a consultation was carried out in books, articles and online sites correlating with the lessons deduced from the text. It was found that interpersonal conflicts can interfere in learning and social relations, so the use of literature by adding love and affectivity in pedagogical practices may contribute to an effective cognitive development, as well as behavioral transformations of socialization and self-esteem. The research concluded that the use of literature in the teaching / learning process is fundamental for intellectual and emotional development, because it provides the construction of meaningful concepts for interpersonal relationships in a playful and enjoyable way. It is expected continuity in researches on the subject, as well as that the study favors the motivation to the reflection of educators who wish to offer an education based on a more humanized learning. |
Palavras-chave: | O Pequeno Príncipe Amor e Afetividade Ensino/Aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11004 |
Data do documento: | 5-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
POT05062018.pdf | 980,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons