Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1102
metadata.dc.type: TCC
Title: A História da Matemática como recurso metodológico: pesquisando a prática dos professores de Baía Formosa/RN.
metadata.dc.creator: Moreno, Luiz Carlos.
metadata.dc.contributor.advisor1: Dias, Graciana Ferreira.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral analisar como a História da Matemática está sendo utilizada em sala de aula como recurso metodológico no ensino-aprendizagem da Matemática pelos professores do Município de Baía Formosa - RN. Para isso elegemos como base alguns teóricos como Miguel e Miorim (2011), D’Ambrósio (1999), Mendes (1997), Miguel (1997), dentre outros. A pesquisa foi elaborada como sendo um estudo de caso, de natureza qualitativa e de caráter exploratório. Para alcançar o objetivo proposto elaboramos um questionário para a coleta de dados, que foi aplicado a quatro professores de Matemática do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Município de Baía Formosa/RN. No intuito de contribuir na prática dos professores a partir da reflexão e procura por métodos que possam auxiliar e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Os resultados da pesquisa mostraram que o uso da História da Matemática está restrito ao que é apresentado nos livros didáticos tendo como principal motivo o pouco conhecimento sobre a História da Matemática, causado pela falta da disciplina de História da Matemática nos cursos acadêmicos e nas formações continuadas. Isso mostra que a História da Matemática, como uma estratégia de ensino é algo que se encontra distante da realidade atual dos professores dessa região.
Abstract: The present work had as general objective to examine the history of mathematics is being used in the classroom as a methodological resource in the teaching and learning of Mathematics by teachers of the municipality of Baía Formosa - RN. For that we have chosen based on some theorists like Miguel and Miorim (2011), D’Ambrosio (1999), Mendes (1997), Miguel (1997), among others. The research was compiled as a case study, qualitative and exploratory nature. To achieve the objective we developed a questionnaire for data collection, which was applied to four math teachers of elementary school and high school in the municipality of Baía Formosa - RN. In order to contribute to the practice of teachers from the reflection and search for methods that can help and enrich the teaching-learning process of the students. The survey results showed that the use of the history of mathematics is restricted to what is presented in textbooks the main reason the little knowledge of the history of mathematics, caused by the lack of discipline of the history of mathematics in academic courses and training continued. This shows that the history of mathematics, as a teaching strategy is something that is far from the current reality of the teachers in this region.
Keywords: Recursos metodológicos
História da matemática
Ensino e aprendizagem da matemática
Teaching and learning mathematics
History of mathematics
Methodological resource
metadata.dc.publisher.department: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1102
Issue Date: 6-Sep-2016
Appears in Collections:TCC - Matemática (EAD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LCM06092016.pdf893,33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.