Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11021
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Daiane Rodrigues de-
dc.date.accessioned2018-07-26T11:12:36Z-
dc.date.available2018-06-28-
dc.date.available2018-07-26T11:12:36Z-
dc.date.issued2018-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11021-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the evaluation in the literacy cycle and the evaluation proposals put into practice by literacy teachers. The methodology used was a field research, with a qualitative approach, carried out through the application of semi - structured questionnaires to four teachers from the literacy cycle of the municipal network of Taperoá - PB, who participate in the PNAIC formations. Faced with this scenario, the question is whether the perspectives and practices of learning assessment of literacy teachers are in line with the PNAIC proposal. The present research is based on the evaluative conceptions of the legal device (Law of Directives and Bases of National Education - LDBEN, Law No. 9.394 / 96) and the considerations of Haidt (1998), Pró-Letramento (2008), Leal , Brazil (2008), Hoffmann (2012), Silva, (2003), Gomes (2013), among others, regarding the methodology of scientific work. The data from this research reveal the need to bring teachers closer to the theoretical depth of the evaluative perspectives so that they understand the importance of the evaluative process to be effective in the practice, the understanding of the continuous progression and the purpose of the evaluation in the literacy cycle, with a view some inconsistent and contradictory answers. In sum, the research data are considered as disquieting in the context of this evaluation / literacy scenario. It is also worth noting the importance of this continuous training for teachers, in order to re-signify their practices, as well as to reflect on the forms of evaluation, reprobation and schooling of each student and, consequently, an evaluation that aims at meaningful learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-07-26T11:12:36Z No. of bitstreams: 1 DRA28062018.pdf: 636256 bytes, checksum: 913998ab5a664b00fa33222de58b73e5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-26T11:12:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DRA28062018.pdf: 636256 bytes, checksum: 913998ab5a664b00fa33222de58b73e5 (MD5) Previous issue date: 2018-06-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem no ciclo de alfabetização: perspectivas dos professores do campo da rede municipal de Taperoá-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Kalina de França-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar a avaliação no ciclo de alfabetização e as propostas avaliativas colocadas em prática por professores alfabetizadores. A metodologia utilizada foi pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, realizada por meio de aplicação de questionários semiestruturados a quatro docentes do ciclo de alfabetização, da rede municipal de Taperoá - PB, que participam das formações do PNAIC. Diante deste panorama, questionam- se se as perspectivas e práticas de avaliação da aprendizagem dos professores alfabetizadores são condizentes com a proposta do PNAIC. A presente pesquisa está embasada nas concepções avaliativas do dispositivo legal (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, Lei no. 9.394/96) e das considerações de Haidt (1998), Pró-Letramento (2008), Leal (2012), Brasil (2008), Hoffmann (2012), Silva, (2003), Gomes (2013), dentre outros, no que tange à metodologia do trabalho científico. Os dados desta pesquisa revelam a necessidade de aproximar os professores da profundidade teórica das perspectivas avaliativas para que eles entendam a importância do processo avaliativo ser efetivado na prática, da compreensão acerca da progressão continuada e da finalidade da avaliação no ciclo de alfabetização, tendo em vista algumas respostas inconsistentes e contraditórias. Em suma, considera-se os dados da pesquisa como inquietadores diante deste cenário de avaliação/alfabetização. Ressalta-se ainda a importância dessa formação continuada para os professores, no sentido de ressignificar as suas práticas, como também de refletir acerca das formas de avaliação, reprovação e escolarização de cada educando e, consequentemente, de uma avaliação que vise uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DRA28062018.pdf621,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.