Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11023
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Dorca dos Santos Vieira-
dc.date.accessioned2018-07-26T11:26:02Z-
dc.date.available2018-07-10-
dc.date.available2018-07-26T11:26:02Z-
dc.date.issued2017-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11023-
dc.description.abstractThis project aims to analyze the music functions at activities lived by child education, reflect about practices and conceptions directed for the music as a pedagogical mechanism at teacher tasks in education. The music experience in those places does not restrict only at classrooms, but in the scholar environment as itself. The research sought to verify if the sung or played songs at school collaborate for a complete development of the children in the apprenticeship or are part of a pre-established routine of rehearsals for celebratory dates or parties, without disordering the education. The research had a qualitative approach, through observation, field journal and questionnaire given for the teachers of the classroom involved. It is confirmed that the music is a part of the Political Educational Project (PEP) and it develops through several moments on the daily bases on a child from this kind of education, where the child has the liberty to play, express emotions, feelings, thoughts, wishes, and necessities over melodies or musical rhythm.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-07-26T11:26:02Z No. of bitstreams: 1 DSVS10072018.pdf: 772587 bytes, checksum: cc0d48cda23086834da1be21a8a25ca8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-26T11:26:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DSVS10072018.pdf: 772587 bytes, checksum: cc0d48cda23086834da1be21a8a25ca8 (MD5) Previous issue date: 2017-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleA música na educação infantil: refletindo concepções e práticaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Patrícia Batista Bezerra-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar as funções da música nas atividades de rotina vivenciadas na educação Infantil e refletir sobre práticas e concepções sobre a música na Educação Infantil. A vivência da música nestes espaços não se restringe apenas às salas de aula, e sim no ambiente escolar como um todo. A pesquisa buscou verificar se as músicas cantadas ou tocadas na escola colaboram para um desenvolvimento pleno das crianças no ensino-aprendizagem ou fazem parte de uma rotina preestabelecida de ensaios para datas comemorativas ou festas, sem nortear o ensino. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, através da observação, diário de campo e questionário com as professoras das salas envolvidas. Constatou-se que a música faz parte do PPP (Projeto Politico Pedagógico) e é desenvolvida em vários momentos na rotina das crianças neste eixo da Educação Infantil, onde a criança tem a liberdade de brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos seus desejos e necessidades através de uma melodia ou ritmo da música.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DSVS10072018.pdf754,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.