Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11025
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Gilvaneide Ferreira de Melo-
dc.date.accessioned2018-07-26T11:53:09Z-
dc.date.available2018-06-27-
dc.date.available2018-07-26T11:53:09Z-
dc.date.issued2018-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11025-
dc.description.abstractThe purpose of the monographic research was to discuss traffic education in order to understand the reality surrounding it, focusing on its concepts, attributes, legislation, pedagogical guidelines, and on the possibilities of integration between thematic and basic education. In this context, the study had as a general objective: To investigate and discuss the theme of Education in / to Traffic, considering the didactic-pedagogical approaches, made available in the public-private spaces, which are derived from legal artifacts originated from the Code of Brazilian Transit. It was decided, through a qualitative and quantitative research, that the object of study required the use of methods and techniques that approached the analysis of objective and subjective subjects. The collection of data had a bibliographical and documentary nature, mainly an appreciation of specific legislation, articles, books, electronic sites such as the National Traffic Department and other correlates. Finally, the historical evolution of Traffic Education in Brazil, its applicability in the didactic-pedagogical context, as well as the probabilities of integration between the EFA, the various disciplines of the stages and modalities of the Basic Education were registered, and also , the correlation with the school curriculum, transversality and interdisciplinarity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-07-26T11:53:09Z No. of bitstreams: 1 GFMB27062018.pdf: 1050103 bytes, checksum: 2381da277ca23f85dc21acfb5a264bdc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-26T11:53:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GFMB27062018.pdf: 1050103 bytes, checksum: 2381da277ca23f85dc21acfb5a264bdc (MD5) Previous issue date: 2018-06-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTrânsitopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectTransversalidadept_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleEducação para o trânsito: considerações didático-pedagógicas para a educação básicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Nathália Fernandes do Egito-
dc.description.resumoA pesquisa monográfica teve como escopo discutir sobre a educação em/para o trânsito, a fim de compreender a realidade que a cerca, tendo como foco pesquisar sobre os seus conceitos, atributos, legislação, diretrizes pedagógicas, e ainda, sobre as possibilidades de integração entre a temática e a educação básica. Nesse contexto, o estudo apresentou como objetivo geral: Investigar e discutir sobre o tema Educação em/para o Trânsito, considerando as abordagens didático-pedagógicas, disponibilizadas nos espaços público-privados, as quais são decorridas de artefatos legais originados a partir do Código de Trânsito Brasileiro. Optou-se, por uma pesquisa qualitativa e quantitativa, pois o objeto de estudo exigiu a utilização de métodos e técnicas que abordassem análise de temas objetivos e subjetivos. Já a coleta de dados teve natureza bibliográfica e documental, principalmente apreciação de legislação específica, artigos, livros, sítios eletrônicos como o do Departamento Nacional de Trânsito e outros correlatos. Por fim, registrou-se a evolução histórica da Educação para o Trânsito no Brasil, a sua aplicabilidade no contexto didático-pedagógico, bem como as probabilidades de integração entre a EPT, as várias disciplinas das etapas e modalidades da Educação Básica, e, também, a correlação com o currículo escolar, a transversalidade e a interdisciplinaridade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GFMB27062018.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.