Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11028Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Sousa, Luciana Estevam da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2018-07-26T12:43:06Z | - |
| dc.date.available | 2018-06-28 | - |
| dc.date.available | 2018-07-26T12:43:06Z | - |
| dc.date.issued | 2018-06-15 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11028 | - |
| dc.description.abstract | The present work is the result of a field research developed at the Padre Galvão College in Pocinhos, PB, in which, prioritized as an object of study, to analyze through the semi- structured interview if the practice of chess contributes to provoke / encourage interdisciplinarity. To obtain the results we take into account the analysis of the interviews, namely the impression of the teachers of Mathematics and Physical Education on the subject. In addition to the theoretical support in FAZENDA (1999), FLICKINGER (2010), JAPIASSU (1976), LASKER (1999) and LEFF (2000). It was found that all those involved in the research, affirmed that the practice of chess as an interdisciplinary sport stimulates the thinking, execution and fluidity of logical reasoning, awakens the reflexive and critical spirit, enhances the capacity for autonomous decision-making. In addition to providing a playf | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-07-26T12:43:06Z No. of bitstreams: 1 LESS28062018.pdf: 1235156 bytes, checksum: d9224e114b88b7f893b1a68c5ac0ef22 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-26T12:43:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LESS28062018.pdf: 1235156 bytes, checksum: d9224e114b88b7f893b1a68c5ac0ef22 (MD5) Previous issue date: 2018-06-15 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Xadrez | pt_BR |
| dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
| dc.subject | Raciocínio lógico | pt_BR |
| dc.title | O ensino do xadrez como prática educativa e interdisciplinar no ensino fundamental II | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Freire, Miriam Espíndula dos Santos | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de campo elaborada no Colégio Padre Galvão em Pocinhos- PB, no qual, prioriza como objeto de estudo, analisar através da entrevista semi estruturada se a prática de xadrez contribui para provocar/incentivar a interdisciplinaridade. Para obtenção dos resultados levamos em consideração a análise das entrevistas a saber a impressão dos professores de Matemática e Educação física sobre o assunto. Além do suporte teórico em FAZENDA (1999), FLICKINGER (2010), JAPIASSU (1976), LASKER (1999) e LEFF (2000). Constatou-se que todos os envolvidos na pesquisa, afirmaram que a prática do xadrez como um esporte interdisciplinar estimula o pensamento, a execução e a fluidez do raciocínio lógico, desperta o espírito reflexivo e crítico, amplia a capacidade de tomada de decisões autônomas. Além de propiciar de uma maneira lúdica a resolver problemas, nas relações interpessoais, criar autonomia e autoconfiança. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LESS28062018.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
