Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11035| Tipo: | TCC |
| Título: | O lúdico no ensino de matemática nos anos iniciais |
| Autor(es): | Sousa, Samara Kevia Leandro de |
| Primeiro Orientador: | Pereira, Priscilla Leandro |
| Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo discutir o uso das atividades lúdicas no ensino de matemática a partir das análises das obras “A ludicidade e o ensino de matemática” e “Ludicidade, formação de professores e educação matemática em diálogo”. Essa pesquisa inicia aqui uma breve discussão baseada nas obras citadas, da importância da introdução das ferramentas lúdicas no ensino de matemática, sobretudo nos anos iniciais de ensino. Aqui será apresentada como enfoque principal a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem onde a inserção de atividades lúdicas no ensino de matemática é o ponto principal a ser abordado. Assim, apesar de se identificar novos horizontes de aprendizagem na educação básica, um dos principais é a atividade lúdica por permitir a introdução de brincadeiras no processo educacional. A metodologia utilizada nesse trabalho baseou-se na pesquisa bibliográfica de cunho empírico com destaque para o ensino de matemática através das atividades lúdicas. O trabalho de pesquisa concluiu que o processo de ensino pode ser complementado com auxílio de novas perspectivas educacionais se aplicado de maneira correta e eficaz. Em relação ao ensino da disciplina de matemática, uma das ferramentas lúdicas de maior aceitação é o uso de jogos nas aulas de matemática. Por fim, essa pesquisa fez uma análise comparativa dos pensamentos lúdicos defendidos pelos autores das obras escolhidas a partir dos seus ideais expostos nos referidos textos. |
| Abstract: | The present work aims to discuss the use of play activities in mathematics teaching based on the analysis of the works "The playfulness and teaching of mathematics" and "Ludicidade, teacher training and mathematical education in dialogue". This research begins here a brief discussion based on the works cited, about the importance of introducing the play tools in mathematics teaching, especially in the initial years of teaching. Here we will present as a main approach the importance of the playful in the teaching-learning process where the teaching of mathematics with the aid of play activities is the main point to be addressed. Thus, although there are several mechanisms for the development of basic education, one of the main ones is the playful activity because it allows the introduction of jokes in the educational process. The methodology used in this work was based on the empirical bibliographical research with emphasis on the teaching of mathematics through the ludic activities. The research work concluded that the teaching process can be complemented with the help of new educational tools if applied correctly and effectively. In relation to teaching mathematics, one of the most accepted play tools is the use of games in mathematics classes. Finally, this research made a comparative analysis of the ludic thoughts defended by the authors of the works chosen from their ideals exposed in said texts. |
| Palavras-chave: | Ensino de matemática Ludicidade Processo ensino aprendizagem |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11035 |
| Data do documento: | 28-Jun-2017 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SKLS11122017.pdf | 505,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
