Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11036
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Sonia Maria Oliveira-
dc.date.accessioned2018-07-26T14:46:04Z-
dc.date.available2018-07-10-
dc.date.available2018-07-26T14:46:04Z-
dc.date.issued2016-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11036-
dc.description.abstractThe objective of this study is to understand the importance of continuing education of teachers of Early Childhood Education and how it is contributing to a better teaching practice in a municipal school in Itaporanga-PB. The methodology used in this work follows the method of qualitative approach, through the studies of BRASIL (2003), BENCINI (2003), FREIRE (2006), GONÇALVES (2001), SOUSA (2008) among others, using bibliographical references as well as the direct research that was the field work with application of semistructured interview with 05 teachers of the mentioned school, as well as the pedagogical guide. With this research it was possible to perceive that the work with the continuous formation of teachers has shown success in classrooms and its extension is important for a consistent work and committed to the accomplishment of a significant teaching and of quality. But for this to happen, it is necessary for the teacher and the school to be united and convinced of their roles, as well as the investments of various public policies for a policy of continuing education that meets the demands and wishes of the teachers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-07-26T14:46:04Z No. of bitstreams: 1 SMOL10072018.pdf: 496140 bytes, checksum: 727c6828e6358fd3601a513c48e13fd5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-26T14:46:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SMOL10072018.pdf: 496140 bytes, checksum: 727c6828e6358fd3601a513c48e13fd5 (MD5) Previous issue date: 2016-06-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA importância da formação continuada de professores da educação infantil para uma atuação docente reflexivapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Patrícia Batista-
dc.description.resumoO presente estudo apresenta como objetivo compreender a importância da formação continuada de professores da Educação Infantil e como a mesma está contribuindo para uma melhor prática docente em uma escola municipal de Itaporanga-PB. A metodologia empregada neste trabalho segue o método de abordagem qualitativa, utilizando-se de referências bibliográficas, através dos estudos de BRASIL (2003), BENCINI (2003), FREIRE (2006), GONÇALVES (2001), SOUSA (2008) entre outros, como também a pesquisa direta que foi o trabalho de campo com aplicação de entrevista semiestruturada com 05 professoras da referida escola, bem como a orientadora pedagógica. Com essa pesquisa foi possível perceber que o trabalho com a formação continuada de professores tem mostrado êxito em salas de aulas e sua ampliação é importante para um trabalho consistente e comprometido com a efetivação de um ensino significativo e de qualidade. Mas, para isso acontecer é necessário que o professor e a escola estejam unidos e convictos de seus papéis, como também o investimentos de diversas políticas públicas para uma política de formação continuada que atenda as demandas e anseios dos professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SMOL10072018.pdf484,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.