Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11037
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcante, Valesca de Oliveira-
dc.date.accessioned2018-07-26T14:55:13Z-
dc.date.available2018-06-28-
dc.date.available2018-07-26T14:55:13Z-
dc.date.issued2017-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11037-
dc.description.abstractThe present research addresses the importance of teaching reading and writing in the classroom as a source of knowledge. In this sense, the work was supported by authors like Freire (2011), Magda Soares (2004), Mota (2008), Ferreiro (2011), Solé (2007), Sarraf (2011), among others who were able to approach the process of reading and writing. Thus, it had as general objective to reflect on the importance of the process of reading and writing according to the authors Paulo Freire and Emília Ferreiro. In order to reach this objective, we have chosen to follow the path of bibliographical research, an exploratory one with a qualitative approach, as we analyze two works related to the theme, namely: “Alfabetização em Processo”( "Literacy in Process"), by Emília Ferreiro (2011) e “A Importância do Ato de Ler”( "The Importance of Reading"), by Paulo Freire (2011). Both works were fruitful to understand how the process of reading and writing happens and how it favors the success of the process of teaching learning. Thus, this work addressed the importance of reading and writing in the teaching / learning process, seeking to contribute with other works that subsequently come to broaden the theme addressed as the object of the research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-07-26T14:55:13Z No. of bitstreams: 1 VOC28062018.pdf: 768710 bytes, checksum: 2134474640ba278e7e736e4642608d6a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-26T14:55:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VOC28062018.pdf: 768710 bytes, checksum: 2134474640ba278e7e736e4642608d6a (MD5) Previous issue date: 2017-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleLeitura: o que dizem Paulo Freire e Emília Ferreiropt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Priscilla Leandro-
dc.description.resumoA presente pesquisa aborda a importância do ensino da leitura e da escrita em sala de aula como fonte de conhecimento. Nesse sentido, o trabalho teve como respaldo teórico autores como Freire (2011), Magda Soares (2004), Mota (2008), Ferreiro (2011), Solé (2007), Sarraf (2011), entre outros que puderam nos aproximar do processo de leitura e escrita. Sendo assim, teve como objetivo geral refletir sobre a importância do processo de leitura e escrita conforme os autores Paulo Freire e Emília Ferreiro. Para atingir tal objetivo, optamos por seguir o caminho da pesquisa de caráter bibliográfico, exploratório de abordagem qualitativa à medida que nos dedicamos a analisar duas obras referentes à temática, a saber: “Alfabetização em Processo”, de Emília Ferreiro (2011) e “A importância do ato de ler” de Paulo Freire (2011). As duas obras foram profícuas para entendermos como acontece o processo da leitura e da escrita e como este favorece o sucesso do processo ensino aprendizagem. Dessa forma, esse trabalho abordou a importância da leitura e da escrita no processo de ensino/aprendizagem, buscando contribuir com demais trabalhos que posteriormente venham a ampliar a temática abordada como objeto de pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VOC28062018.pdf750,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.