Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11041
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinheiro, Danielle Ventura de Lima-
dc.date.accessioned2018-07-27T10:46:20Z-
dc.date.available2018-07-12-
dc.date.available2018-07-27T10:46:20Z-
dc.date.issued2018-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11041-
dc.description.abstractPublic policies for diversity are inclusive actions for the benefit of minorities. It is common in academic works to choose a social considered as excluded to be analyzed in detail. Thinking about this, we cataloged some dissertations defended in the line of research Educational Policies, PPGE / UFPB, that turn to the implementation of such actions. The following minority groups were subjected to analysis: people with disabilities, poor, black, indigenous and homosexuals. The main barriers and possibilities were analyzed in each of them, in fact, that there is an effective execution of actions for such groups. The public policies for diversity were analyzed here in dialogue with area theorists and having as main sources the information catalogued in academic works As a result the role of social movements is pointed out to guarantee the full implementation of these actions, together with the mobilization of the whole school and, as barriers, it is observed as common points of bullying, discrimination and hate speech present in the classroom, without Concrete actions within the institution for this reality to be overcome.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-07-27T10:46:20Z No. of bitstreams: 1 DVLP12072018.pdf: 635269 bytes, checksum: c7a8e416e4dda6d4290df63a9fb48e0d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-27T10:46:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DVLP12072018.pdf: 635269 bytes, checksum: c7a8e416e4dda6d4290df63a9fb48e0d (MD5) Previous issue date: 2018-06-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPolíticas para a diversidadept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectMinoriaspt_BR
dc.titleAs políticas educacionais para a diversidade: dificuldades e possibilidadespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Márcia Paiva de-
dc.contributor.advisor1Lattes-pt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.description.resumoAs Políticas Públicas para a diversidade são ações inclusivas em prol das minorias. É comum em trabalhos acadêmicos a escolha por um grupo social tido como excluído para ser analisado de forma pormenorizada. Pensando nisso, catalogou-se algumas dissertações defendidas na linha de pesquisa Políticas Educacionais, do PPGE/UFPB, que se voltam para a implementação de tais ações. Foram alvo de análise os seguintes grupos minoritários: pessoas com deficiência, pobres, negros, indígenas e homossexuais. Analisou-se em cada uma delas os principais entraves e as possibilidades para que, de fato, exista uma execução de ações efetivas para tais grupos. As políticas públicas para a diversidade foram aqui analisadas em diálogo com teóricos da área e tendo como fontes principais as informações catalogadas em trabalhos acadêmicos. Como resultados aponta-se o papel dos movimentos sociais para garantia da plena execução dessas ações, unida a mobilização de toda a escola e, como entraves, observa-se como pontos em comum o bullying, a discriminação e o discurso de ódio presente em sala de aula, sem ações concretas no interior da instituição para que essa realidade seja superada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DVLP12072018.pdf620,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.