Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11068
metadata.dc.type: TCC
Title: Estudo sobre o potencial do turismo religioso católico sob a percepção do pessoense
metadata.dc.creator: Ferreira, Thelma Cardoso de Azevedo
metadata.dc.contributor.advisor1: Medeiros, Fabiana Gama de
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Diana Lucia Teixeira de
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo buscou analisar a percepção dos residentes de João Pessoa-PB quanto ao potencial do turismo religioso católico da cidade, a fim de contribuir para o direcionamento de futuras ações de marketing que possam estimular esse mercado e aquecer a economia local. Para tanto, após revisão teórica, foi realizada uma pesquisa do tipo survey com pessoenses declarados adeptos do catolicismo. A amostra final foi de 149 respondentes. Foram aplicados questionários estruturados em meio digital por meio das redes sociais, no período de 25 de setembro a 11 de outubro de 2017. A análise foi realizada com base nas estatísticas descritivas extraídas dos dados. Dentre os resultados, constatou-se que apesar de os pessoenses avaliarem o turismo religioso como muito fraco na região, trata-se de um mercado relevante. Assim, João Pessoa deve explorar seu potencial e investir de forma mais intensiva para que também possa se posicionar como referência no turismo religioso católico do país.
Abstract: The present study aimed to analyze the perception of residents of João Pessoa-PB regarding the potential of Catholic religious tourism in the city, in order to contribute to the development of future marketing actions that can stimulate this market and contribute to the local economy. For this, after a theoretical review, a survey was conducted with people declared to be adherents of Catholicism residents of João Pessoa. The final sample was 149 respondents. Digital structured questionnaires were applied through social networks, from September 25 to October 11, 2017. The analysis was performed based on the descriptive statistics extracted from the data. Among the results, it was verified that although the people evaluate religious tourism as very weak in the region, it is a relevant market. Thus, João Pessoa should explore its potential and invest more intensively so that it can also position itself as a reference in the Catholic religious tourism of the country.
Keywords: Administração de marketing
Comportamento do consumidor
Marketing turístico
Marketing religioso
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11068
Issue Date: 8-Nov-2017
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCAF30072018.pdf849,36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons