Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11074
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Ruth Eduardo de-
dc.date.accessioned2018-07-31T15:56:44Z-
dc.date.available2017-11-20-
dc.date.available2018-07-31T15:56:44Z-
dc.date.issued2017-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11074-
dc.description.abstractThis research has as main objective to analyze, from the perspective of the Strategy as Practice, the strategic management at the 3 Cores Company. Specifically, was attempted to identify practitioners, practices and praxis in the strategic management process; evaluate the integration and alignment between the elements of the strategizing; and suggest opportunities for improvement of the strategic management process. For this, a basic qualitative research was performed. The data collection was made through anon-systematically observation of the main processes that integrates practices, praxis and practitioners, semi structured interview and document review. The technique used for data analysis was analysis of content. Through the results, on the one hand, it was possible to verify three types of practices (administrative, discursive and episodic), which are developed by the main practitioners, which are Executive Director, President, Coordinators and, in some cases, Store Managers. The praxis, on the other hand, could be observedthrough the execution of tasks that compose the company's programs, which are a set of projects with the same purpose, and that are summarized in the projects portfolio prepared by the main practitioners. The potential contributions of this research concerns the provision of a deeper insight to the managers of the company focused on the making of strategy, culminating in a greater assertiveness in the continuous improvement implementations in the management, resourcesefficiency and greater fluidity in internal communication.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2018-07-31T15:56:44Z No. of bitstreams: 1 REO31072018.pdf: 573064 bytes, checksum: 02bc80ea50cf5b659c43be20d5065956 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-31T15:56:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 REO31072018.pdf: 573064 bytes, checksum: 02bc80ea50cf5b659c43be20d5065956 (MD5) Previous issue date: 2017-11-16en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAdministração estratégicapt_BR
dc.subjectGestão estratégicapt_BR
dc.subjectAdministração de varejopt_BR
dc.subjectMercadologiapt_BR
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subjectSetor varejistapt_BR
dc.titleEstratégia como prática em uma rede varejista paraibanapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, André Gustavo Carvalho-
dc.contributor.referee1Oliveira, Samir Admoglu-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral analisar, sob a perspectiva da estratégia como Prática, a gestão estratégica da Empresa 3 Cores. Especificamente, buscou-se identificar os praticantes, práticas e práxis no processo de gestão estratégica; avaliar a integração e o alinhamento entre os elementos do strategizing; e propor oportunidades de melhoria no processo de gestão estratégica. Para isto, foi executada uma pesquisa qualitativa básica. A coleta de dados foi realizada por meio da observação assistemática dos principais processos que integram as práticas, práxis e praticantes, entrevista semiestruturada e análise de documentos. A técnica adotadapara a análise dos dados foi a análise de conteúdo. Por meio dos resultados, foi possível constatar três tipos de práticas (administrativas, discursivas e episódicas), as quais são desenvolvidas pelos seus principais praticantes, quais sejam:Diretor Executivo, Diretor Presidente, Coordenadores e, em alguns casos, os Gestores das Lojas. A práxis, por sua vez,pôde ser observada, principalmente, por meio da execução de tarefas que compõem os programas da empresa, os quaissão um conjunto de projetos com a mesma finalidade e que se resumem no portfólio de projetos elaborados pelos praticantes diretos. As potenciais contribuições da pesquisa dizem respeito ao fornecimento de uma visão mais profunda aos gestores da empresa enfocada sobre o fazer da estratégia, culminando em uma maior assertividade na implantação de melhorias contínuas na gestão, economia de recursos e maior fluidez na comunicação interna.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REO31072018.pdf559,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.