Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11074
Tipo: TCC
Título: Estratégia como prática em uma rede varejista paraibana
Autor(es): Oliveira, Ruth Eduardo de
Primeiro Orientador: Machado, André Gustavo Carvalho
referee1 : Oliveira, Samir Admoglu
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral analisar, sob a perspectiva da estratégia como Prática, a gestão estratégica da Empresa 3 Cores. Especificamente, buscou-se identificar os praticantes, práticas e práxis no processo de gestão estratégica; avaliar a integração e o alinhamento entre os elementos do strategizing; e propor oportunidades de melhoria no processo de gestão estratégica. Para isto, foi executada uma pesquisa qualitativa básica. A coleta de dados foi realizada por meio da observação assistemática dos principais processos que integram as práticas, práxis e praticantes, entrevista semiestruturada e análise de documentos. A técnica adotadapara a análise dos dados foi a análise de conteúdo. Por meio dos resultados, foi possível constatar três tipos de práticas (administrativas, discursivas e episódicas), as quais são desenvolvidas pelos seus principais praticantes, quais sejam:Diretor Executivo, Diretor Presidente, Coordenadores e, em alguns casos, os Gestores das Lojas. A práxis, por sua vez,pôde ser observada, principalmente, por meio da execução de tarefas que compõem os programas da empresa, os quaissão um conjunto de projetos com a mesma finalidade e que se resumem no portfólio de projetos elaborados pelos praticantes diretos. As potenciais contribuições da pesquisa dizem respeito ao fornecimento de uma visão mais profunda aos gestores da empresa enfocada sobre o fazer da estratégia, culminando em uma maior assertividade na implantação de melhorias contínuas na gestão, economia de recursos e maior fluidez na comunicação interna.
Abstract: This research has as main objective to analyze, from the perspective of the Strategy as Practice, the strategic management at the 3 Cores Company. Specifically, was attempted to identify practitioners, practices and praxis in the strategic management process; evaluate the integration and alignment between the elements of the strategizing; and suggest opportunities for improvement of the strategic management process. For this, a basic qualitative research was performed. The data collection was made through anon-systematically observation of the main processes that integrates practices, praxis and practitioners, semi structured interview and document review. The technique used for data analysis was analysis of content. Through the results, on the one hand, it was possible to verify three types of practices (administrative, discursive and episodic), which are developed by the main practitioners, which are Executive Director, President, Coordinators and, in some cases, Store Managers. The praxis, on the other hand, could be observedthrough the execution of tasks that compose the company's programs, which are a set of projects with the same purpose, and that are summarized in the projects portfolio prepared by the main practitioners. The potential contributions of this research concerns the provision of a deeper insight to the managers of the company focused on the making of strategy, culminating in a greater assertiveness in the continuous improvement implementations in the management, resourcesefficiency and greater fluidity in internal communication.
Palavras-chave: Administração estratégica
Gestão estratégica
Administração de varejo
Mercadologia
Varejo
Setor varejista
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11074
Data do documento: 16-Nov-2017
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REO31072018.pdf559,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.