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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11087
Tipo: | TCC |
Título: | O POTENCIAL FORMATIVO DO PIBID NA PERSPECTIVA DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO CCA/UFPB |
Autor(es): | Rodrigues, Christiane Marques |
Primeiro Orientador: | Santos, Maria Betania Hermenegildo dos |
referee1 : | Moreira, Dayse das Neves |
referee2: | Moreira, Edilene Dantas Teles |
Resumo: | O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) se destaca por possuir uma parceria entre o Governo Federal, a Universidade e a escola, tornando-se um instrumento facilitador dessa integração, valorizando os processos de produção do saber docente partindo de práticas do dia a dia. Diversas pesquisas tem revelado que esse programa vem contribuindo para a formação dos licenciandos em Química, por ser capaz de preencher lacunas existentes na maioria desses cursos, possibilitando o conhecimento prévio do campo de atuação do licenciando e a interação entre docentes que atuam na educação básica e o ensino superior, contribuindo, assim, para a valorização do magistério e beneficiando as escolas da rede pública e seus alunos. Tomando como base esse contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o potencial formativo do PIBID na perspectiva de 22 licenciandos em Química do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que participam e/ou participaram do Programa. Como instrumento de coleta dos dados foi utilizado um questionário composto por perguntas objetivas e subjetivas. Ao avaliar a perspectiva dos licenciandos sobre o potencial formativo do PIBID pode-se concluir que esse programa foi importante e eficiente para a formação inicial dos participantes, uma vez que foi capaz de inseri-los no cotidiano da escola da rede pública de educação ainda na condição de alunos (futuros docentes) em uma real situação de ensino, o que normalmente só ocorreria nos últimos períodos do curso de Química. Assim sendo, a vivência proporcionou oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador, contribuindo para a articulação entre teoria e prática necessária à formação docente, fazendo com que esse se aproprie e reflita sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente. Além disso, o programa promoveu a integração entre educação superior e educação básica. Baseado no exposto, o PIBID, além de permitir reflexões sobre a prática docente, também possibilitou o desenvolvimento de competências que, por vezes, são possíveis apenas no exercício da profissão. |
Abstract: | The Sponsorship Institutional Program of Teaching Initiation (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -PIBID) stands out for having a partnership with the Federal Government, the Universities and schools, becoming an instrument that facilitate this integration, valuing the processes of teaching knowledge based on daily practices. Several studies have demonstrated that this program has contributed in the formation of Chemistry graduate students, since it is able to fill the gaps in most of these courses, enabling the prior knowledge of the working field of the graduantes and the interaction between teachers who work in basic education and higher education levels, thus contributing to the valorization of teaching, benefiting public schools and their students. Based on that, the objective of this study was to evaluate the formative potential of the PIBID from the perspective of 22 Chemistry graduates that are part of the program or have participated in the past, in the Centro de Ciências Agrárias of the Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As a data collection instrument, a questionnaire composed of objective and subjective questions was applied. When evaluating the perspective of the graduates on the formative potential of PIBID, it can be concluded that this program was important and efficient for the initial formation of the participants, since it was able to insert them in the daily routine of public schools when there are still in the status of students (future teachers) in some real teaching situations, which would normally only occur in the last periods of the Chemistry course. Thus, the experience provided opportunities for creation and participation in technological, methodological. And innovative teaching practices, contributing to the articulation between theory and practice, which are necessary for teacher training, making it appropriate and reflected on instruments, knowledge and peculiarities of the teaching work daily basis. In addition, the program has promoted the integration between higher education and basic education. The PIBID, besides allowing reflections on the teaching practice, also allowed the development of competences that are sometimes possible only during the practice of the profession. |
Palavras-chave: | Políticas públicas Prática docente Ensino de química |
CNPq: | CNPQ::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química e Física |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11087 |
Data do documento: | 1-Ago-2017 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - CCA |
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