Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11088
Tipo: | TCC |
Título: | As contribuições da psicopedagogia nos espaços escolares |
Autor(es): | Figueiredo, Carla Katiane da Silva |
Primeiro Orientador: | Santos, Mirinalda Alves Rodrigues dos |
Resumo: | A Psicopedagogia é um campo do saber que busca contribuir para a superação das dificuldades de aprendizagem, seja na atuação clínica ou institucional. Junto à prática docente, ambos desenvolvem seus trabalhos visando contribuir no processo de ensino e aprendizado do aluno, direcionando uma metodologia específica, buscando despertar as potencialidades dos alunos. Nossa pesquisa buscou subsídio no referencial teórico em Sara Pain (1985), Alicia Fernandez (1987), Jorge Visca (1987), Nádia Bossa (2000), entre outros, por mostrarem interesse na importância da psicopedagogia nos espaços institucional e clínico para o avanço do desenvolvimento do aprendizado do aluno. Essa pesquisa tem o caráter qualitativo, sendo realizado com profissionais da educação sobre o tema da pesquisa. Foi realizado por uma entrevista contendo seis questões. Para realização da pesquisa coletamos informações junto a uma docente que atua numa Escola da Rede Municipal de Caraúbas/RN, e uma psicopedagoga que trabalha numa instituição CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), na referida cidade. Logo identificamos a necessidade da atuação do psicopedagogo, não só na instituição escolar, mas na sociedade em geral. Seu suporte ajuda na intervenção e na ação preventiva, dando orientação na equipe pedagógica e funcionários da escola, promovendo a participação da família no processo de aprendizagem e superação da mesma e na sociedade em que vive, enfim, esclarecendo os problemas de dificuldade/transtorno de aprendizagem que forem apresentados no desenvolvimento dos seus alunos/filhos. |
Abstract: | Psychopedagogy is a field of knowledge that seeks to contribute to the overcoming of learning difficulties, whether in clinical or institutional activities. Together with the teaching practice, both develop their work in order to contribute to the teaching and learning process of the student, directing a specific methodology, seeking to awaken the potential of the students. Our research sought allowance in the theoretical reference in Sara Pain (1985), Alicia Fernandez (1987), Jorge Visca (1987), Nadia Bossa (2000), among others, for showing interest in the importance of psychopedagogy in institutional and clinical spaces for the advancement of the student's learning development. This research has the qualitative character, being carried out with education professionals on the subject of research. It was carried out by an interview containing six questions. For the realization of the research, we collect information with a teacher who operates in a school of the Municipal network of Caraúbas/RN, and a psychopedagogy that works in an institution CAPS (centers of psychosocial attention) in the said City. We soon identified the need for the performance of the Psych educator, not only in the school institution, but also in society in general. Its support helps in intervention and in preventive action, giving guidance in the pedagogical team and staff of the school, promoting the participation of the family in the process of learning and overcoming the same and in the society in which it lives, finally clarifying the problems of difficulty/learning disorder that are presented in the development of their pupils/children. |
Palavras-chave: | Dificuldades de aprendizagem Espaços escolares Psicopedagogia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11088 |
Data do documento: | 20-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CKSF18072018.pdf | 585,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.