Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11089
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Aguida Maria de-
dc.date.accessioned2018-08-01T13:15:54Z-
dc.date.available2018-07-18-
dc.date.available2018-08-01T13:15:54Z-
dc.date.issued2018-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11089-
dc.description.abstractIn our understanding we have to assume and apply the Mathematics with enjoyment, helping students to create meaning and stimulating an interest to learn it and to develop the teaching and learning process. In this perspective, the National Education Law (LDB, No. 9.394 / 96), the National Curricular Parameters (PCN, 1997) and the National Curriculum Framework for Early Childhood Education (RCNEI, 1998) guarantee the use of playfulness in the teaching- learning process. For Mota and Andrade (2017), using playfulness as a teaching strategy allows children to get in touch with reality in a natural way, thus allowing learning. In this way, this research aim to analyze the application of Mathematics Teaching by teachers of the Elementary School in a regional school situated in João Pessoa – Paraiba. Methods such as data collecting observation and structured interview with the Elementary School teachers were employed to reach the goals proposed in this research. After the data collecting observation in the first grade class of the Elementary School and its teachers, it was also performed a critical analysis. In the same class, teachers do have not only a posture of knowledge transmitting, but also a facilitating approach as well as identification and appreciation of the built knowledge by the students. It is possible to verify by means of interviews with the teachers the adoption of teaching strategies of which involve contextualization, play activities and a rescue of the everyday life of the students according to official documents.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-08-01T13:15:54Z No. of bitstreams: 1 AMS1807018.pdf: 714262 bytes, checksum: 5f5230a1b6955f083701e9350ad19bd2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-01T13:15:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AMS1807018.pdf: 714262 bytes, checksum: 5f5230a1b6955f083701e9350ad19bd2 (MD5) Previous issue date: 2018-06-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino da matemáticapt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas pedagógicaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Mirinalda Alves Rodrigues dos-
dc.description.resumoEntende-se que a Matemática enquanto disciplina precisa ser pensada e aplicada de forma prazerosa dando sentidos nos educandos, despertando o interesse em aprendê-la potencializando assim, o processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, no. 9.394/96), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998) garantem a utilização da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem. Para Mota e Andrade (2017), utilizar a ludicidade como estratégia de ensino permite que as crianças entrem em contato com a realidade de uma maneira natural, permitindo, assim, a aprendizagem. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar a forma de aplicabilidade do Ensino de Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental pelos professores de uma escola da rede municipal de João Pessoa/PB. Para atingir os objetivos propostos nesta pesquisa, foi empregada às técnicas de coleta de dados com observação de campo e entrevista estruturada com as professoras do Ensino Fundamental I. Após a realização das observações na turma do primeiro ano e entrevistas com as professoras, as mesmas foram analisadas criticamente. Na turma observada, verificaram-se posturas facilitadoras e não somente de transmissora do conhecimento, assim como reconhece e valoriza o conhecimento construído pelo aluno. Por fim, por meio das entrevistas com as professoras pode-se verificar que as mesmas adotam estratégias de ensino que envolve contextualização, resgate do cotidiano do aluno e atividades lúdicas, conforme instruções dos documentos oficiais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMS1807018.pdf697,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.