Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11103
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Terezinha de Jesus Gomes do-
dc.date.accessioned2018-08-03T15:22:44Z-
dc.date.available2018-08-03-
dc.date.available2018-08-03T15:22:44Z-
dc.date.issued2016-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11103-
dc.description.abstractThe expository approach to linguistic and extralinguistic elements is essential for understanding the genres of discursive perspective. The style is one of the foundations of its architectural, responsible for the construction of meaning and expressiveness characteristic of the genre. For this reason, this research seeks to analyze the texts style approach: chronic, popular science text, drive letter and writing exam, taken in a dialogic perspective in "Working the genre " section of the textbook for high school "Portuguese languages" William Cereja and Thereza Magalhães (2013). It is argued that the style of study, taken as a dialogical aspect, contributes significantly to the understanding of language development employees in genres, contributing to a careful reading and written production more creative. Qualitative-interpretative nature, research is founded on assumptions of Bakhtin and the Circle and several other scholars of Bakhtinian reflections. The results show the systematization of activities proposed in the textbook from PNLD guidelines (2015), the dissonance between theories behind the work with genders, employing the concepts of genre and discursive genre indiscriminately. In addition, the manual distance is a style approach addressing the expressiveness and sense of language choices enunciator, evidenced in the analyzed texts, presenting many gaps in this perspective could be exploited. It is clear that the textbook is not solely responsible for reading and writing improvement of students. However, we expect that this material promotes the genre style of teaching in a discursive perspective, essential for improving the use of language. Working with the style of the genre requires greater attention from researchers, considering that this is one of the most important elements in the constitution of the texts.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Jose Rodrigues Paiva (mariaj.paiva@biblioteca.ufpb.br) on 2018-08-03T15:22:44Z No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 11909618 bytes, checksum: 89c31ba97efb60f56141e53d07b1dd29 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-03T15:22:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 11909618 bytes, checksum: 89c31ba97efb60f56141e53d07b1dd29 (MD5) Previous issue date: 2016-03-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDialogismopt_BR
dc.subjectGêneros Discursivospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectEstilopt_BR
dc.subjectDialogismpt_BR
dc.subjectDiscourse Genrespt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectStylept_BR
dc.titleEstudo do gênero: uma abordagem do estilo no livro didático de língua portuguesa do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Maria de Fátima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1229756282364483pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5312388660755117pt_BR
dc.description.resumoA abordagem enunciativa dos elementos linguísticos e extralinguísticos é condição indispensável para a compreensão dos gêneros do ponto de vista discursivo. O estilo é um dos alicerces de sua arquitetônica, responsável pela construção do sentido e da expressividade, característicos do gênero. Por esse motivo, nesta pesquisa busca-se analisar a abordagem do estilo dos textos: crônica, texto de divulgação científica, carta de leitor e redação de vestibular, tomados numa perspectiva dialógica na do livro didático para ensino médio reja e Thereza Magalhães (2013). Defende-se que o estudo de estilo, tomado no seu aspecto dialógico, contribui significativamente para a compreensão dos aspectos linguísticos empregados nos gêneros, colaborando para uma leitura criteriosa e uma produção escrita mais criativa. De natureza qualitativo-interpretativa, a pesquisa ancora-se nos pressupostos de Bakhtin e o Círculo e vários outros estudiosos das reflexões bakhtinianas. Os resultados revelam a sistematização das atividades propostas no livro didático a partir de orientações do PNLD (2015), a dissonância entre teorias que fundamentam o trabalho com os gêneros, empregando os conceitos de gênero textual e gênero discursivo indiscriminadamente. Além disso, o manual distancia-se de uma abordagem do estilo que contemple a expressividade e o sentido das escolhas linguísticas do enunciador, evidenciados nos textos analisados, apresentando diversas lacunas em que essa perspectiva poderia ser explorada. É evidente que o livro didático não é o único responsável pelo aprimoramento da leitura e escrita dos estudantes. Contudo, esperamos que esse material fomente o ensino do estilo do gênero numa perspectiva discursiva, fundamental para o aprimoramento do uso da linguagem. O trabalho com o estilo dos gêneros requer uma maior atenção dos pesquisadores, tendo em vista ser este um dos elementos mais importantes na constituição dos textos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total11,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.